Notícias
Seap participa do I Seminário Regional de Direitos Humanos e Policia Antirracista: por uma sociedade mais justa
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) participou nesta terça-feira (10), com 42 servidores, do I Seminário Regional de Direitos Humanos e Polícia Antirracista: por uma sociedade mais justa. O secretário João Alves prestigiou a abertura e a primeira palestra.
Promovido pela Polícia Civil da Paraíba por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol-PB), o evento aconteceu no auditório da instituição com a participação de dezenas de policiais penais, militares e civis, além de servidores de instituições e da sociedade civil. A diretora-geral da Acadepol, delegada Maísa Félix, abriu os trabalhos com as boas-vindas aos participantes e palestrantes.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, afirmou que as polícias trabalham atendendo o cidadão que foi vítima e também as pessoas que feriram a legislação. A lei deve ser aplicada na medida que couber, que for necessária. "São palestras que abordam temáticas importantes para o dia a dia dos policiais. Especificamente sobre a Polícia Penal, nós mantemos no dia a dia a relação com essas pessoas e com seus familiares, então para a Polícia Penal o seminário é de extrema necessidade para os policiais penais e demais servidores administrativos", ressaltou.
A primeira palestra do dia foi com Luciano Maia, subprocurador-geral da República, que tratou do tema: Como enfrentar o racismo no sistema de Justiça e Segurança. A delegada geral adjunta da Polícia Civil da Paraíba, Cassandra Guimarães, atuou como mediadora.
Na programação do seminário constaram ainda outras palestras com os seguintes temas: combate à violência ao jovem negro e periférico e atuação policial; o legado e as resistências das mulheres negras na construção de políticas públicas; violência contra a mulher negra e as interseccionalidades; letramento racial e sensibilização antirracista para agentes do Sistema Único de Segurança Pública; segurança pública, construção da identidade criminosa negra e suas consequências.
A modalidade do seminário foi presencial e remota, com duração de 10 horas.
_______
Ascom-Seap/PB