Notícias
Seap participa do 2° Workshop de Boas Práticas e Gestão de Projetos no Sistema Prisional
Nesta quinta-feira (24), a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap) participou do 2° Workshop de Boas Práticas e Gestão de Projetos no Sistema Prisional desenvolvido pelo Conselho da comunidade em parceria com a Ordem dos Advogados Seccional Paraíba (OAB/PB). O evento aconteceu no Auditório Advogado João Santa Cruz, na sede da OAB-PB em João Pessoa.
Em sua programação, o evento trouxe o Juiz de Direito Titular da Vara de Execução Penal, Carlos Neves da Franca Neto para falar sobre a “Portaria nº 16/2021 – Uma referência para a remição de pena por meio de práticas sociais educativas não escolares". “Este tipo de evento traz uma visão de gestão mais efetiva com contribuições muito positivas para o funcionamento da própria gestão. Quem faz parte do Sistema de Execução Penal tem que se conduzir com um pensamento de que nós podemos contribuir para um processo de ressocialização e fazer com que o reeducando possa entender isso. Esse processo acontece pelo trabalho, educação, leitura e atividades não-educacionais”, declara o Juiz Carlos Neves.
Além disso também foram ministradas as paletras: "Conhecendo o Artesanato Brasileiro - Identidade, desafios e perspectivas" – Marielza Rodriguez/Gestora do Programa do Artesanato Paraibano; e "Boas práticas na unidade prisional" – Ana Cristina Estrela/Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PB.
O presidente do Conselho da Comunidade, Thiago Lopes, comandou uma Mesa Redonda sobre "Estabelecimento de normas de Padronização do artesanato nas unidades prisionais". Também destacou a importância desse evento. “Nosso objetivo é trazer esclarecimentos acerca do tema, bem como a criação de um fluxo que auxilie os diretores na condução do artesanato e no fomento à adesão de reeducandos na obtenção da carteira nacional do artesão”, afirma Thiago.
Diretores e diretoras de unidades prisionais de todo o Estado participaram do Workshop. A reeducanda e artesã Célia Fernandes, integrante do Projeto de ressocialização Castelo de Bonecas, também esteve presente para testemunhar os benefícios trazidos para ela através da execução desses projetos. “Eu sei o quão importante é o desenvolvimento de cada projeto de ressocialização. Isso mudou a minha vida, hoje eu sou uma nova pessoa. Eu cheguei, Célia traficante e vou sair, Célia artesã. Eu só tenho a agradecer”, testemunhou Célia.
O Secretário Executivo da Seap, João Paulo Barros, representou o Governo do Estado e a Seap na abertura do Workshop. “Este evento veio para fortalecer cada vez mais a prática do artesanato dentro das unidades prisionais, além de outras atividades laborais. Estas têm auxiliado de maneira significativa o preso em seu processo de reinserção social. Esta é uma das diretrizes do nosso governo do Estado”, afirma João Paulo.