Notícias

Seap Paraíba promove na EGEPEN palestra sobre Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional

publicado: 18/11/2025 19h19, última modificação: 18/11/2025 19h19
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional_EGEPEN_3.jpg
Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional_EGEPEN_1.jpg
Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional_EGEPEN.jpg
Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional_EGEPEN_2.jpg
Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional_EGEPEN_6.jpg
Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional_EGEPEN_4.jpg
Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional_EGEPEN_5.jpg

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB) promoveu na tarde desta terça-feira (18) a palestra Aspectos Jurídicos e Administrativos na Atividade Prisional.

A palestra, ministrada pelo policial penal do Rio Grande do Norte, Caliaari Lima Leite, ocorreu na sede da EGEPEN-PB, em João Pessoa, bairro de Cruz das Armas.

O evento teve o objetivo de fortalecer o conhecimento jurídico e a prática administrativa dos servidores, contribuindo para a atuação ética, técnica e eficiente no desempenho das funções penais e administrativas.

De acordo com o diretor da EGEPEN-PB, policial penal Mazukyevicz Nascimento, “para a Polícia Penal da Paraíba certamente é motivo de grande satisfação desenvolver ações conjuntas com as demais escolas e academias da rede, porque isso fortalece a categoria,  orienta os procedimentos numa direção semelhante, possibilita troca de experiências e boas práticas”.

Este ano a Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba desenvolveu ações em conjunto com a Academia de Polícia Penal de Roraima, de Alagoas, agora do Rio Grande do Norte, e com o Rio de Janeiro. “O planejamento para o ano que vem é que outras ações da mesma natureza aconteçam”, finaliza Mazukyevicz.

Caliaari Lima Leite destacou que a palestra teve a finalidade de provocar uma reflexão sobre o papel institucional da Polícia Penal. “A gente observar que a atividade policial acontece beirando a responsabilidade funcional. Então o que o policial penal tem que saber para atuar na legalidade e de forma que ele não comprometa suas funções, que ele consiga cumprir sua função respeitando a lei. Esse foi o objetivo principal”.

Também participaram da palestra os policiais penais do Rio Grande do Norte, Jackson Tavares da Silva Medeiros, diretor da Academia de Polícia Penal do RN e a colega policial penal Amanda Pessoa Mota, que auxiliaram o palestrante. A plateia interagiu e parabenizou o colega potiguar pelo conteúdo apresentado.

_______

Ascom/Seap-PB

Fotos: Josélio Carneiro e Mônica Vasconcelos