Notícias

Seap na ExpoFavela: Coral Vozes para Liberdade emociona a plateia

publicado: 23/09/2023 21h00, última modificação: 26/09/2023 12h04
1 | 10
2 | 10
3 | 10
4 | 10
5 | 10
6 | 10
7 | 10
8 | 10
9 | 10
10 | 10
seap na expofavela1.jpg
seap na expofavela2.jpg
seap na expofavela3.jpg
seap na expofavela4.jpg
seap na expofavela5.jpg
seap na expofavela6.jpg
seap na expofavela7.jpg
seap na expofavela8.jpg
seap na expofavela9.jpg
seap na expofavela10.jpg

A Secretaria da Administração Penitenciária marcou presença na Expofavela Innovation Paraiba 2023 de uma forma muito especial. O ponto alto do evento foi a apresentação do Coral Vozes para Liberdade, formado por reeducandos do Presídio Silvio Porto, no palco principal da Expofavela. O coral existe há mais de oito anos e está inserido no Projeto de Ressocialização pelo Canto.

O Secretário João Alves prestigiou a apresentação do Vozes para Liberdade, comentou emocionado: “Foi um momento muito emocionante, porque estavam aqui familiares dos reeducandos, crianças que pediram a oportunidade de falar com seus pais e nós autorizamos, porque achamos que o trabalho que é feito por esses pais - que fazem parte do coral merece essa atenção.”

O Coral atraiu a atenção de um público numeroso, que se aglomerou no Espaço Cultural e aplaudiu com entusiasmo e gritava: “Lindo, lindo...”.

Vozes para Liberdade executou um repertório com clássicos como Aleluia (Hallelujah), Conquistando o impossível (Jamily), Lá belle de jour (Alceu Valença), Semente do amor (Banda Revelação), Paraíba Joia Rara (Tom Oliveira) e Pela Vida Inteira (Canção de Jeito Moleque)

Vozes para Liberdade - Nasceu da iniciativa do preparador vocal e servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, Sérgio Gerarde, em conjunto com o maestro Daniel Berg, titular do Coro Sinfônico da Paraíba, com o apoio da Juíza da Vara das Execuções Penais da Capital, Andrea Arcoverde.

Canto que ajuda na ressocialização permitindo ao indivíduo ultrapassar limites e o alcance da cidadania. “O coral se faz ouvir além dos muros em que estão situados”, Daniel Berg.

O regente Sérgio Gerarde fala da experiência junto a ressocialização e educação: “Maravilhosa experiência. Esse resgate a ressocialização, essa reconstrução do indivíduo enquanto coralista traz uma experiência fantástica pra eles e, quando eles voltam a sociedade, voltam com outra mente, com outra educação, com outra simbologia do que é a vida para eles, através do canto. Então o canto coral tem nos ensinado bastante, tanto a mim quanto a eles também, é maravilhoso!”

Estande – A equipe SEAP organizou um estande com artesanato, telescópios feitos por reeducandos do projeto Esperança no Espaço, molho de pimenta em conserva, bonecas de pano do Castelo de Bonecas, arte e madeira, em fibra e diversas tipologias.

No estande também a participação dos policiais penais autores de livros. Suas obras disponíveis e uma oportunidade da Seap-PB apresentar talentos da Polícia Penal

Expo Favela Innovation Paraíba - Esta é a primeira vez que a Paraíba sedia uma edição da feira. A maior feira de inovação e empreendedorismo que conecta os trabalhos de startups e empreendedores de favelas com empresários do asfalto – segue até este domingo (24).