Notícias
Seap foi um dos destaques na Semana do Servidor com música, artesanato, telescópios e literatura
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), foi um dos destaques na Semana do Servidor 2023, realizada pela Secretaria da Administração nos dias 26 e 27 deste mês de outubro no pátio do Centro Administrativo Estadual em Jaguaribe, João Pessoa. O governador João Azevedo, a convite dos secretários João Alves e João Paulo Barros, visitou o estande de artesanato da Seap, os telescópios e a exposição literária que teve ainda a participação de autores das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e jornalistas assessores de imprensa.
O secretário da Seap, João Alves e o secretário executivo, João Paulo, participaram da cerimônia. O secretário da Administração, Tibério Limeira, oficializou a abertura do evento. O secretário da Ciência e Tecnologia, Claúdio Furtado, também prestigiou a solenidade.
A Seap marcou presença com a apresentação do Coral Vozes para Liberdade, composto por 25 reeducandos do presídio Sílvio Porto, localizado em Mangabeira. Sob a regência de Sérgio Gerarde, o coral existe há oito anos.
A ideia e decisão de trazer o Coral Vozes para Liberdade para a Semana do Servidor foi do secretário João Alves, da Administração Penitenciária. O público se emocionou e aplaudiu várias vezes os reeducandos e o maestro pela leveza e beleza da interpretação das canções. Ao final, o secretário João Alves autorizou e os filhos e demais familiares dos reeducandos foram ao palco abraçar seus parentes no palco.
Entre abraços, beijos e fotos, lágrimas que também aconteceram na plateia formada por servidores estaduais. Esse momento foi especial para os reeducandos e seus familiares. Oportunidade que o Governo do Estado proporcionou. Disciplinados, os 25 reeducandos transmitiram uma mensagem ao público: a de que é possível pessoas em privação de liberdade alcançarem a ressocialização.
Antes da apresentação do coral o secretário João Alves falou sobre o coral e demais projetos de ressocialização, a exemplo dos telescópios feitos por reeducandos da cadeia de Esperança. O próprio gestor da Seap e alguns funcionários participaram do estande Servidores Escritores, com exposição de livros autorais. Músicos do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima), se apresentou antes do coral.
Fotos: Daniel Medeiros / Ascom da Secretaria da Educação e Josélio Carneiro / Ascom Seap