Notícias
Seap firma parceria para oferta de curso de instalação de painéis solares para reeducandos da cadeia de Remígio
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária - dará início na Cadeia de Remígio, o programa: Iluminar: O Sol da liberdade. O projeto de ressocialização com energia renovável conta com a parceria da Empresa Paraíba Solar.
“Este projeto inovador possui um importante papel ressocializador e está prestes a mudar a maneira como os nossos reeducandos veem o mercado de trabalho. Tem a finalidade de ensinar para eles uma nova profissão, também contribuir com a transformação da mentalidade, um futuro promissor”, declarou o secretário João Alves de Albuquerque.
Inicialmente ocorreu uma reunião na sede da Seap. Na ocasião o gestor João Alves, recebeu em seu gabinete, o gerente de ressocialização, João Rosas, o policial penal e diretor da Cadeia de Remígio, André Miguel, os representantes da empresa Paraíba Solar, Caíque Bezerra Torres, engenheiro eletricista e Dara Eliziario, analista operacional da Paraíba Solar.
De acordo com Dara Eliziário, a reunião teve o objetivo de dialogar sobre um curso que será ministrado na Cadeia de Remígio, onde os detentos poderão se especializar em energia solar. No início eles vão aprender os principais conceitos sobre energia fotovoltaica. Com o aprendizado de uma nova profissão, quando conseguirem sua liberdade, e com uma boa formação, podem conseguir uma vaga de emprego no mercado de energia solar que tem uma demanda bastante grande aqui no Estado da Paraíba. Eles tanto podem empreender quanto realizarem a prestação de serviço ou até mesmo um emprego formal.
Segundo André Miguel, diretor da cadeia de Remígio, a empresa Paraíba Solar teve essa sensibilidade e está junto da Seap firmando essa parceria para implantar um curso de instalação de painéis solares, para os reeducandos. A capacitação acontecerá na Cadeia de Remígio nos dias 20 e 21 de dezembro, com carga horária de 20 horas aulas. Ao término do curso, haverá solenidade de entrega de certificados aos participantes. O Projeto foi batizado com o nome “Iluminar: O Sol da liberdade”.
___
Ascom-Seap/PB