Notícias
Seap expõe no Festival de Brinquedos da Paraíba projeto Castelo de Bonecas
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB) participa do Festival de Brinquedos da Paraíba, com estande de bonecas de pano produzidas na Penitenciária Feminina Júlia Maranhão por meio do projeto de ressocialização Castelo de Bonecas. O evento, aberto na manhã desta quinta-feira no Manaíra Shopping, em João Pessoa, vai funcionar até o dia 13 de outubro no horário das 10h às 22h.
O governador João Azevêdo participou, da abertura do Festival. A feira é uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano (PAP) e o Manaíra Shopping. O evento reúne 25 artesãos que produzem desde bonecas de pano a jogos de madeira, fortalecendo o universo lúdico das crianças, uma grande alternativa aos jogos eletrônicos. O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, acompanhou o governador durante a visita à feira.
Sobre o estande da Seap o governador João Azevêdo destacou: “É um seguimento que a gente tem dado atenção dentro dos programas de ressocialização que existem e são vários a exemplo do Castelo de Bonecas, a fabricação de bolas, os telescópios da cadeia de Esperança, produtos alimentícios, e o artesanato está aqui participando como também na loja Novo Tempo instalado no Espaço Cultural, uma loja dedicada aos produtos que são feitos nas nossas unidades prisionais, então isto é inclusão, nós somos verdadeiramente um Governo de inclusão”, pontuou o chefe do Poder Executivo Estadual.
O secretário João Alves destacou que o Governo do Estado, por meio da Seap tem fortalecido a política de reinserção social que ressignifica vidas e contribui claramente com a redução da criminalidade e naturalmente com a paz social.
Acompanhado dos netos, João Azevêdo ressaltou os investimentos que o Governo tem feito para fortalecer o artesanato paraibano e agradeceu a parceria com o Manaíra Shopping. "É extremamente importante a gente manter essas parcerias e, mais uma vez, aqui vai o agradecimento do Governo do Estado ao empresário Roberto Santiago, que abre as portas do Manaíra Shopping para acolher exatamente aquilo que temos feito na Paraíba esse tempo todo, que é fortalecer essa cadeia do artesanato, um importante instrumento de geração de emprego e renda", afirmou.
"É preciso que o artesanato tenha locais de exposição. O Governo realiza dois Salões por ano, mas um local como este é de fundamental importância para o segmento. Na Semana da Criança, brinquedos artesanais, para que as crianças saiam um pouco do eletrônico e venha para os brinquedos lúdicos. Os trabalhos que estão aqui expostos enchem os olhos — feitos com muita delicadeza, uma perfeição muito grande", observou o governador.
Presidente de Honra do PAP, a primeira-dama Ana Maria Lins também ressaltou o Festival de Brinquedos Populares como uma oportunidade de geração de renda. "Mais um ano de oportunidade para os artesãos paraibanos, com o Festival de Brinquedos Populares aqui no Manaíra Shopping. Nesta parceria, ganham as crianças, que têm uma excelente alternativa aos jogos eletrônicos e também os artesãos, com vendas e encomendas. Serão dez dias de um evento que já foi abraçado pela população", comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, enalteceu as parcerias público-privadas no fortalecimento do artesanato paraibano. "O braço social do Manaíra Shopping que abraçou o Festival de Brinquedos Populares — e a cada ano essa parceria proporciona vendas, melhorando a qualidade de vida do artesão. Essas parcerias são o resultado da credibilidade das ações do Governo da Paraíba para fortalecer cada vez mais o artesanato do nosso estado", comentou.
O gerente executivo de Ressocialização da Seap, João Rosas, presente ao evento, informou que nesta sexta-feira (4), às 10 horas, no Ferreira Costa, será aberto um estande da Seap também alusivo à Semana da Criança.
A abertura do Festival de Brinquedos Populares foi prestigiada, ainda, pelo vice-governador Lucas Ribeiro, que esteve acompanhado da segunda-dama Camila Mariz; pela coordenadora de Capacitação do PAP, Yara Alencar; e pelo diretor do Museu do Artesanato Paraibano, Fábio Morais.
_______
Ascom/Seap-PB com Secom-PB