Notícias

SEAP e SEE participam do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, em Fortaleza

publicado: 26/11/2025 23h39, última modificação: 27/11/2025 10h09
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
SEAP e SEE participam do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, em Fortaleza_1.jpg
SEAP e SEE participam do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, em Fortaleza_2.jpg
SEAP e SEE participam do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, em Fortaleza_3.jpg
SEAP e SEE participam do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, em Fortaleza_4.jpg
SEAP e SEE participam do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, em Fortaleza_5.jpg
SEAP e SEE participam do Encontro Anual do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas 2025, em Fortaleza_6.jpg

A Paraíba marca presença no Encontro Anual do Sistema Nacional de Biblioteca Pública em Fortaleza–CE. O evento teve início nessa terça-feira (25) e segue até esta quinta-feira (27),  na Biblioteca Pública do Ceará (BECE), reúne representantes de todo o Nordeste. Promovido pelo Ministério da Cultura em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Intersetorialidade em foco: A força da Paraíba

A Profa. Eliane Aquino (Gerente Operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade-SEE) declarou: "Nossa participação neste evento importante reforça as políticas educacionais e culturais dentro das unidades prisionais, 'um pilar essencial para a ressocialização'. O trabalho conjunto, liderado pelo Secretário da SEAP, João Alves, e pelo Secretário da SEE, José Wilson Santiago Filho, mostra um compromisso coeso com o conhecimento e a cidadania das pessoas privadas de liberdade";

A educadora ressaltou que o objetivo é claro: ampliar o acesso a acervos, organizados como bibliotecas prisionais e, principalmente, fortalecer o projeto de remissão pela leitura no estado.

Leitura Liberta: modelo de transformação

O projeto "Leitura Liberta" (SEAP-PB), coordenado por João Rosas e desenvolvido em parceria com a SEE, é o carro-chefe dessa iniciativa.

Impacto legal e educacional: a remição pela leitura é uma realidade na Paraíba. Os professores da rede estadual atuam em parceria com o Judiciário e com o CNJ. Na execução penal, a juíza Dra. Andréa Arcoverde coordena a ação de remissão pela leitura na comarca de João Pessoa, com expansão para as demais comarcas do Estado da Paraíba.

Melhores práticas: estar no Encontro permite à Paraíba trocar experiências e refinar a organização de suas bibliotecas. O resultado é o fortalecimento dos processos educativos, que ampliam a autonomia, o aprendizado e as chances de ressocialização.

A Profa. Eliane Aquino representou a SEE-Paraíba e acompanhou de perto as publicações, garantindo que o Estado continue a ser referência na transformação social por meio da leitura e da educação prisional. 

A Paraíba avança, promovendo a cidadania e construindo um futuro com mais oportunidades para todos!

_______

Ascom-Seap/PB

Texto: Josy Gomes Murta

Fotos: Eliane Aquino