Notícias
Seap e Educação expõem no presídio de Sapé resultado dos projetos Mãos que libertam: Sem Grades para o futuro e Da Cela para a Vida
A exposição aconteceu na terça-feira (21), e foi aberto ao público. Realizado pela Secretaria da Educação - Gerência de Educação nas Prisões e Secretaria da Administração Penitenciária - Gerência Executiva de Ressocialização.
RESULTADOS - A responsável pelo projeto "Mãos que libertam" é a professora Maria Helena e "Da Cela para a Vida" - é a Profa. Ana Cláudia, com a colaboração do diretor do Presídio Regional de Sapé, Jonny Brilhante e equipe de professores da unidade prisional. Na ocasião, foram apresentados os resultados do trabalho de ressocialização.
A exposição de peças artesanais como bijuterias, chaveiros, pinturas e artigos de decoração e literatura de cordel, chamou a atenção pela beleza, criatividade e variedade das peças apresentadas, e produzidas pelos reeducandos, alunos da Escola E.E.F.M Graciliano Ramos - Sapé.
De acordo com João Rosas, gestor da Gerência de Ressocialização, o trabalho artesanal com argila, é realmente fantástico. As mudas de plantas estão sendo produzidas também na unidade prisional.
"Honrada e agradecida, pelo convite dos professores e direção da unidade prisional Presídio Regional de Sapé na pessoa do diretor Brilhante. Estas iniciativas visam o preparo dos estudantes privados de liberdade para leitura e escrita, seja na explanação do seu cordel, visando a reinserção social, através dos conhecimentos habilidades e competências, contribuindo para a conquista da sua rssocialização e dignidade social", comentou Eliane Maria de Aquino, Coordenadora Estadual da Educação em Prisões, Paraíba.
FORTALECIMENTO - A professora Ana Cláudia declarou emocionada: "Através dos artesanatos que eles desenvolveram, eles trabalharam equilíbrio emocional, psicológico, físico, entusiasmo, engajamento e o fortalecimento da aprendizagem interdisciplinar".
A educadora enfatizou: "Posso dizer que todas as atividades desenvolvidas durante os meses de fevereiro até o atual - contribuíram para a resocialização e a reintegração dos apenados na sociedade".
SONHOS - "Como diz Aldo Novak, 'os sonhos determinam as nossas ações, mas são as nossas ações que determinam o que conquistamos'. E que bom, ver os nossos alunos sonhando, conquistando, almejando muitos outros sonhos e entendendo também que são capazes de realizar e sobretudo, de contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", apontou a Profa. Ana Cláudia.
___
Ascom-Seap-PB