Notícias
Reunião de planejamento define ações para a Semana Estadual de Assistências a Familiares de reeducandos
Na primeira semana do mês de agosto o Governo da Paraíba juntamente com alguns parceiros promove a Semana Estadual de Assistência aos Familiares das Pessoas Privadas de Liberdade. As ações objetivam proporcionar melhor acolhimento e assistência aos familiares de reeducandos nas unidades prisionais do estado. Representantes das Secretarias da Administração Penitenciária; da Mulher e da Diversidade Humana; do Desenvolvimento Humano; da Saúde, da Comunicação Institucional; do Conselho da Comunidade de João Pessoa, e do Escritório Social e da Vara de Execução Penal (VEP) se reuniram nesta quinta-feira (18) na VEP para planejar as atividades da semana criada pela Lei nº 11.449/2019.
Durante a reunião de trabalho foram definidas ações estratégicas para fortalecer o apoio às famílias. Entre as iniciativas estão a aquisição de novos bebedouros para as unidades prisionais, fixação de QR Codes nas entradas das unidades para facilitar o acesso à informações e serviços, e uma campanha estadual de combate ao preconceito. Além disso, será criado um espaço de acolhimento para os familiares, oferecendo um ambiente mais humano e receptivo.
O secretário executivo da Seap-PB, João Paulo Barros, avalia que a reunião foi um momento importante, onde algumas secretarias do governo do Estado “estavam unindo esforços para, na transversalidade das ações, poder construir um momento em alusão a semana dedicada à família dos reeducandos, uma ação importante, uma vez que a família tem um papel preponderante no processo de reintegração social”.
A reunião destacou a importância da colaboração entre diferentes secretarias e órgãos para a implementação das ações planejadas. "A integração entre as instituições é fundamental para o sucesso da Semana Estadual de Assistências a Familiares. A Semana é uma iniciativa que busca minimizar preconceitos e fortalecer os vínculos familiares, contribuindo para uma sociedade mais justa”, declarou o presidente do Conselho da Comunidade, policial penal Thiago Robson Lopes.
_______
Ascom/Seap-PB