Notícias

Reeducandos da cadeia de Santa Luzia conquistam premiação no 8º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União

publicado: 05/11/2025 16h40, última modificação: 05/11/2025 17h04
1 | 1
Santa Luzia_reeducandos conquistam prêmio de redação da DPU.jpeg

Três reeducandos da cadeia da cidade de Santa Luizia, no Sertão da Paraíba, K.V.M.S; R.P.M.P; e J.A.O.S, - todos orientados pelo professor Lenivaldo Gonzaga de Oliveira - conquistaram, respectivamente, na Categoria IV/Menção Honrosa, de redação, o 1º lugar, 2º lugar e o 3º lugar do 8º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, com o tema “Desafios da Promoção da Saúde dos Povos Indígenas no Brasil.

O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, parabeniza a todos: os reeducandos, o professor orientador, a diretora e a equipe da cadeia de Santa Luiza por mais uma conquista e acrescenta: “Mais uma prova de que a política de reinserção social implementada pelo Governo da Paraíba segue acertando no esforço conjunto de proporcionar oportunidades a quem cumpre pena é quer retornar ao convívio social e à sua família, com estudo e qualificação para conseguir espaço no mercado de trabalho”.

A Diretora da Cadeia de Santa Luzia, Anna Amélia Dantas de Almeida, declarou que hoje é um dia de orgulho para todos que fazem aquela unidade prisional. “Esse resultado não representa apenas um reconhecimento individual, mas um marco coletivo de superação, esforço e valorização do poder transformador da educação. A educação é uma das mais poderosas ferramentas de ressocialização. Ela amplia horizontes, desperta valores e mostra que sempre é possível reescrever a própria história”.
A gestora acrescenta que quando um interno conquista um prêmio por meio da escrita, não é apenas ele que vence — é toda sua família e a sociedade que se fortalece na crença de que o conhecimento é caminho para uma vida nova. Anna Amélia parabeniza de forma especial, todos os participantes e também o professor Lenivaldo Gonzaga de Oliveira, que com dedicação e sensibilidade tem levado o conhecimento para dentro dos muros, mostrando que onde há ensino, há luz.

Samaia Belo, educadora, ressalta que a educação “é a chave que pode abrir portas para um futuro melhor. E quando essa chave é utilizada para transformar vidas, o impacto é sentido por toda a sociedade. A conquista do prêmio pelos privados de liberdade é um exemplo inspirador disso. É um testemunho de que, com esforço e dedicação, é possível superar obstáculos e reescrever a própria história”.

A realização do 8º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União contou com as seguintes parcerias: Secretaria Nacional de Políticas Penais – SENAPPEN; Secretaria da Receita Federal do Brasil; Secretarias Estaduais e Distrital de Educação; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE; Secretarias Estaduais de Administração Penitenciária; Fundação Pitágoras; Editora e Distribuidora Educacional S.A e suas mantenedoras.

_______

Ascom/Seap
Imagem: Acervo Seap-PB