Projeto "Hortas para a Liberdade" distribui hortaliças a três instituições da Paraíba

publicado: 24/07/2024 20h54, última modificação: 24/07/2024 20h54
Projeto Hortas para a Liberdade distribui hortaliças a três instituições da Paraíba_1.jpg
Projeto Hortas para a Liberdade distribui hortaliças a três instituições da Paraíba_2.jpg
Projeto Hortas para a Liberdade distribui hortaliças a três instituições da Paraíba_3.jpg
Projeto Hortas para a Liberdade distribui hortaliças a três instituições da Paraíba_4.jpg
Projeto Hortas para a Liberdade distribui hortaliças a três instituições da Paraíba_5.jpg
Projeto Hortas para a Liberdade distribui hortaliças a três instituições da Paraíba_6.jpg
Projeto Hortas para a Liberdade distribui hortaliças a três instituições da Paraíba_7.jpg

O projeto "Hortas para a Liberdade", uma iniciativa da Secretaria da Administração Penitenciária por meio da Gerência Executiva de Ressocialização, a Direção do Presídio de Sapé e a Vara de Execução Penal de Sapé, iniciou seu tempo de colheita de hortaliças e já começa a realizar doações a três instituições da Paraíba.

A ação do projeto, que utiliza técnicas de cultivo hidropônico, destinou parte de sua produção de coentro para beneficiar comunidades locais, reforçando o compromisso com a responsabilidade social e o apoio à alimentação saudável. Esta foi a primeira doação realizada pelo projeto executado na Unidade Prisional, marcando o início de uma série de ações solidárias previstas para o futuro.

"A ação ressocializadora permite a ocupação produtiva aos privados de liberdade e também gera oportunidade de contribuir com a alimentação em entidades sociais. Educando do ponto de vista da sustentabilidade e proporcionando momentos de solidariedade e reinserção social", destacou o secretário João Alves.

Entidades beneficiadas:

A primeira doação foi destinada ao Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) Flavina Malheiros da Silva, em Sapé-PB, e foram recebidos pela gestora Ticiana Nailde de Melo, que destacou a importância da doação de alimentos frescos para a nutrição das crianças atendidas pelo CREI. "Que essa parceria se fortaleça e que novas doações possam contribuir ainda mais a alimentação saudável e diversificada, impactando positivamente no desenvolvimento das crianças", expressou.

Logo depois, a equipe dirigiu-se à ILPI Associação Voluntária dos Idosos em Mari-PB, onde foi recebida pelo responsável, Ercilio Delgado. A entrega dos donativos foi marcada por momentos de alegria e gratidão. Ercilio ressaltou o impacto positivo que a doação de alimentos frescos terá na alimentação dos idosos assistidos pela associação, melhorando o bem-estar. Durante a visita, ele expressou a esperança de que a iniciativa possa manter a oferta de donativos em forma de hortaliças.

Por fim, as doações chegaram à Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) São Vicente de Paulo, em Guarabira-PB. A responsável pela instituição,
Daniele de Araújo Nogueira - recebeu a equipe Seap, com palavras de agradecimento. Ela destacou a relevância para a instituição de ações como esta. Daniele explicou que a iniciativa traz não apenas alimentos, mas também esperança e apoio para os idosos, reforçando o espírito de solidariedade e cuidado comunitário.

"A entrega dos donativos reafirma o compromisso da Seap em promover ações que beneficiem tanto os reeducandos quanto a comunidade, fortalecendo laços e contribuindo para um futuro mais sustentável e solidário", afirmou Jonny Brilhante, Diretor do Presídio Regional de Sapé.

Ascom Seap/PB

Fotos: Lucas Bras