Notícias
Projeto de ressocialização Esperança no Espaço participa do II Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras
O projeto Esperança no Espaço, que integra as ações de ressocialização promovidas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), participa do II Fórum de Internacionalização Paraíba sem Fronteiras. O evento iniciou nesta quarta-feira e segue até o dia 15 (sexta-feira), no Shopping Sebrae, em João Pessoa.
O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB). O objetivo é discutir estratégias e oportunidades de cooperação internacional técnico-científica.
O secretário da Seap-PB, João Alves, afirma: “Uma honra ver o projeto Esperança no Espaço alcançando novos ambientes de discussão científica, agora por meio do convite da organização do fórum para que a equipe do projeto mostre e dialogue sobre os telescópios. É uma prova de que o acesso à informação e à astronomia podem mudar a vida das pessoas privadas de liberdade, bem como promover avanços relevantes para a pesquisa científica na Paraíba.
Segundo o secretário da Secties, Claudio Furtado, esse evento reúne representantes de vários países para mostrar oportunidades de internacionalização, por meio da apresentação dos programas e editais vinculados ao Paraíba sem Fronteiras. Além disso, trata-se de um momento para dialogar sobre as parcerias entre instituições diversas, como a Seap-PB, que vem desenvolvendo trabalhos de inclusão social, com o Esperança no Espaço.
Para o policial penal Lindemberg Gonçalves, idealizador do projeto, o fórum é um grande momento para demonstrar os avanços do projeto. “Vamos mostrar mais uma vez ao público e, principalmente, aos estudantes, que daqui a um tempo estarão em outros países, rompendo as fronteiras da Paraíba e do Brasil, levando a mensagem do nosso projeto, que está mudando a vida de pessoas aqui na Paraíba, tanto para dar novas oportunidades aos reeducandos quanto para levar ciência à população.
O Esperança no Espaço marca presença no fórum com a exibição de alguns dos telescópios que vêm sendo confeccionados pelos reeducandos da Cadeia Pública de Esperança (PB). O estande do projeto estará disponível para visitação entre os dias 13 e 15 de agosto, das 8h às 17h. A participação no evento é gratuita.
Radiotelescópio Bingo
Em julho deste ano, o Esperança no Espaço esteve presente também na maior feira de ciência e tecnologia do nordeste, a Expotec. "Essas oportunidades de diálogos e exposições proporcionam novos espaços de reconhecimento e possibilidades, especialmente com a construção do radiotelescópio Bingo", comentou um dos coordenadores do Projeto Bingo e professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Campina Grande, Amílcar Rabelo de Queiroz.
O professor Amílcar expressou: "Vai ser o maior radiotelescópio da América Latina e é um dos principais projetos da cooperação Brasil-China".
_______
Ascom-Seap/PB