Notícias

Programa Arte em Cena: reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário

publicado: 01/07/2025 20h29, última modificação: 01/07/2025 22h37
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
Programa Arte em Cena_reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário_1.jpg
Programa Arte em Cena_reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário_2.jpg
Programa Arte em Cena_reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário_3.jpg
Programa Arte em Cena_reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário_4.jpg
Programa Arte em Cena_reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário_5.jpg
Programa Arte em Cena_reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário_6.jpg
Programa Arte em Cena_reeducando do Presídio Padrão de Santa Rita é premiado em concurso literário_7.jpg

Um reeducando da Penitenciária Padrão de Santa Rita foi premiado na categoria "Arte que Liberta", durante a cerimônia do Programa Arte em Cena, realizada nessa segunda-feira (30). A homenagem aconteceu na edição especial Augusto Presentes: Avatares do Eu no Metaverso Criativo, uma reverência ao poeta paraibano Augusto dos Anjos.

Participante da modalidade Educação em Prisões, o estudante conquistou o reconhecimento com a obra “Livre pelo olhar de Augusto”, que evidencia a força transformadora da literatura. A produção poética mostra como a arte é capaz de ultrapassar muros físicos e simbólicos, rompendo prisões internas e externas.

A professora Eliane Aquino, gerente operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, da Secretaria de Estado da Educação, ressaltou o impacto do projeto nas trajetórias educacionais e humanas dos participantes: “É com profunda honra e emoção que celebramos o reconhecimento concedido pelo programa Arte em Cena. Essa premiação representa muito mais do que um troféu — ela simboliza a força transformadora da arte e da educação, mesmo nos contextos mais desafiadores”.

Momento histórico – “Agradeço imensamente pela oportunidade de fazer parte deste momento histórico e de compartilhar com pessoas que, mesmo em privação de liberdade, se reinventam por meio da cultura, da palavra e do saber. Que esse prêmio continue inspirando caminhos de dignidade, justiça e inclusão”, expressou o aluno premiado.

O reeducando também falou sobre a emoção de ter sua obra reconhecida e destacou a importância da educação no ambiente prisional, reforçando o papel essencial da cultura como instrumento de liberdade e transformação pessoal.

“Ser agraciado em um espaço de resistência, reconstrução e humanidade dentro da Unidade Prisional Presídio Padrão de Santa Rita é uma confirmação de que o conhecimento e a expressão artística têm o poder de romper barreiras, tocar consciências e reacender esperanças”, enfatizou.

_______

Ascom-Seap/PB