Notícias
Programa “A Leitura Liberta” da Paraíba é finalista no 9º Prêmio VIVALEITURA Nacional
A Paraíba alcança um reconhecimento de projeção nacional. O projeto "A Leitura Liberta", desenvolvido pela Gerência de Ressocialização, da Seap-PB, foi classificado como finalista no 9º Prêmio VIVALEITURA, uma das maiores premiações de fomento à leitura do país.
O Gerente de Ressocialização, João Rosas inscreveu o programa com a anuência do Secretário João Alves, no edital nacional do VIVALEITURA e, para grata surpresa, o " A Leitura Liberta" desenvolvido pela GER, está entre os 5 melhores projetos do país. Não apenas se destacou, mas demonstrou excelência ao conquistar a segunda maior pontuação geral entre centenas de projetos inscritos em todo o Brasil (Inscrição nº on-1579912759).
Segundo João Rosas, receber este reconhecimento no Prêmio Viva Leitura — iniciativa do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) — representa uma honra que simboliza toda uma trajetória dedicada à promoção da educação, da leitura e da cidadania. 'O projeto que idealizamos, implementamos e transformamos em política pública alcança agora um lugar de destaque entre os cinco melhores do país, reafirmando seu impacto pedagógico e social'. Estar na final já é um marco histórico para a Paraíba e para o sistema penal paraibano. Seguimos confiantes em conquistar a 1ª colocação, honrando nosso estado e fortalecendo a ressocialização como instrumento de dignidade, oportunidade e transformação", destacou Rosas.
Para o secretário João Alves, ver um projeto da Seap-PB na final de um Edital Nacional com essa dimensão é um atestado da seriedade com que tratamos a transformação de vidas. A leitura liberta, e estamos provando que é o caminho mais eficaz para reintegrar o indivíduo à sociedade.
Próximos Passos
O projeto agora se prepara para a segunda e última etapa do Prêmio, que envolve uma entrevista com consultores do VIVALEITURA. O resultado final e a solenidade de premiação acontecerão no mês de dezembro, em Brasília, onde a Paraíba estará representada entre os grandes destaques nacionais de fomento à leitura.
O Prêmio VIVALEITURA, instituído pela Lei nº 13.696/2018 e coordenado pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) em parceria com os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC), tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas que promovam a leitura como ferramenta de transformação social e educacional.
_______
Ascom-Seap/PB
Texto: Josy Gomes Murta