Notícias
Policial penal e policial civil representam a Paraíba em Brasília no seminário “Mulheres na Liderança por um Brasil mais Seguro”
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realiza no período de 17 a 20 de setembro, em sua sede, Brasília, o evento “Mulheres na Liderança por um Brasil mais Seguro” – Seminário e Curso de Liderança para Mulheres Profissionais do SUSP – Sistema Único de Segurança Pública. O evento é promovido pela SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública que ofertou 42 vagas para todo o país, para mulheres profissionais da segurança.
As profissionais da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), estarão representadas pela policial penal Mirtes Daniele da Silva, com formação em segurança pública especialista em perfis criminais e comportamentais. Mirtes foi selecionada a partir de documentação apresentada e de uma carta de intenção escrita por ela.
Mirtes entregou exemplares do livro "Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba" à ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e à ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além da policial penal Mirtes, a Paraíba conquistou uma segunda vaga. Raquel Azevedo Carneiro da Cunha, policial civil, perita oficial criminal, atualmente diretora-geral da Polícia Científica na Paraíba, e especialista em segurança pública, está indo representando a Perícia do Nordeste, e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS).
O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB), Delegado da Polícia Civil, João Alves, parabeniza as duas policiais por integrarem o seleto grupo de mulheres profissionais da segurança pública no Brasil. “São duas mulheres policiais talentosas, dedicadas, profissionais que dignificam suas instituições, a Polícia Penal e a Polícia Civil. Desejamos a elas pleno êxito no seminário e no curso que acontecerão em Brasília a partir desta terça-feira”.
A cerimônia de abertura acontecerá às 10 horas com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski e da primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva; além de cinco ministras de Estado.
A aula magna será proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal Carmem Lúcia com o tema: O papel da mulher na construção de um Brasil mais seguro.
Até a sexta-feira dia 20 as 42 mulheres selecionadas criteriosamente para o seminário e o curso assistirão diversas palestras com temáticas diversas dentre as quais:
- Mulheres na liderança e o pacto pela redução das desigualdades de gênero e raça: o futuro possível.
- Mulheres, paz e segurança – uma discussão internacional.
- Liderança, gestão e segurança pública.
- Liderança e inclusão: sobre o que estamos falando?
- Mulheres na segurança pública.
- Liderança e comunicação.
- Raça e Mulheres na liderança.
- Caminhos para o fortalecimento da liderança de mulheres no SUSP.
_______
Ascom/Seap/PB Josélio Carneiro