Notícias
Paraíba tem redução de 100% nos casos de covid-19 dentro dos presídios
Enquanto o número de casos da covid-19 cresce nos presídios de outros Estados brasileiros, aumentando em 134% em um mês (entre 28 de junho e 27 de julho), segundo dados publicados na Folha de São Paulo. A Paraíba reduziu de 71 casos verificados no período de 01 a 15 de junho para 9 casos no período entre 16 a 30 de julho o número de novos casos da covid-19 nas suas unidades prisionais. A taxa de recuperação de 98,7%, a maior desde o início da pandemia, e para redução mais de 100% no número de novos casos em relação a quinzena epistemológica do dia 01 a 15/07/2020. Ver gráfico no final da matéria.
Com todo este êxito no controle à covid-19 nas unidades, a partir do próximo dia 15 deste mês as visitas presenciais aos presos retornarão com algumas regras: neste primeiro ciclo da visitas, serão apenas com as esposas ou companheiras(os) dos apenados(as). Serão visitas sociais nos finais de semana e os pátios dos presídios serão preparados com cadeiras com o distanciamento recomendado e só poderá entrar um visitante por apenado(a) e os visitantes ao entrarem passarão por todos os protocolos de prevenção como passar álcool em gel nas mãos, será verificado uso de máscaras e medição da temperatura.
Todos estes cuidados serão para evitar um retorno do vírus às unidades prisionais, pois no momento está controlado e é devido a este controle que serão retomadas as visitas sociais.
Outros estados como Amazonas, Pará, Maranhão. Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo também retomarão as visitas presenciais.
A Seap fez todo esforço para que o objetivo fosse atingido, pois conseguimos através do Plano de Contingência implementado logo no início da Pandemia, e utilizando EPIs e materiais de higienização fabricados pelos próprios reeducandos (as), reduzir o contágio entre eles e seus familiares e ainda os policiais penais.
Segundo o Secretário da Seap, Sérgio Fonseca, "O Estado da Paraíba vem numa situação confortável de infecção, bem como nas unidades prisionais da Seap, a Secretaria resolveu abrir, neste momento, para a visitação social aos ressocializandos(as). Nossa preocupação maior, neste momento é evitar a elevação do contágio dentro das unidades prisionais e preservar vidas". Pontuou.
BOLETIM DIÁRIO COVID 19 - UNIDADES PENAIS DA PARAÍBA 02.08.2020