Notícias
Paraíba garante inclusão educacional: Seap-PB adere ao ENEM PPL 2025

Um importante passo para a ressocialização e a inclusão educacional. A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) confirmou sua adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas em Privação de Liberdade (Enem PPL) na edição de 2025. O movimento garante a participação de reeducandos e reeducandas no exame, abrindo portas para o ensino superior.
A adesão, formalizada dentro do prazo estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP), que se estendeu de 29 de setembro até 17 de outubro, demonstra o compromisso da gestão estadual com a educação prisional.
O secretário João Alves indicou a pedagoga Samaia Belo como a representante estadual junto ao INEP, responsável por coordenar a participação da Paraíba no exame. "A Seap-PB já encaminhou sua adesão ao INEP. Em paralelo, estamos com as pré-inscrições no Enem PPL sendo realizadas em nossas unidades prisionais, sendo feitas pelos coordenadores pedagógicos indicados pelos diretores e diretoras, "informou Samaia Belo.
O processo de adesão, que exigiu o envio de ofício ao e-mail aplicação.ppl@inep.gov.br com o assunto "Adesão Enem PPL 2025", foi concluído com sucesso pela Paraíba.
Segundo o cronograma do INEP, as inscrições oficiais para o Enem PPL 2025 tiveram início dia 6 e seguem até o dia 24 de outubro, e serão realizadas pelos responsáveis pedagógicos. As provas para os participantes em privação de liberdade estão agendadas para os dias 16 e 17 de dezembro de 2025.
A iniciativa da Seap-PB reforça a educação como ferramenta fundamental na reintegração social, oferecendo aos custodiados a oportunidade de utilizar o resultado do exame para acessar programas governamentais como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
_______
Ascom-Seap/PB
Por Josy Gomes Murta