Notícias
Palestras promovidas pela Seap abordam o tema Setembro Amarelo Prevenindo a Ansiedade e a Depressão no Contexto Penitenciário
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, através da Escola de Gestão Penitenciária - Egepen, realizou na manhã desta quarta-feira (27), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP, uma ação alusiva ao “Setembro Amarelo”, mês que, desde 2015, é dedicado à campanhas e diversas outras ações que visem conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O evento realizado pela Seap foi por meio da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB) e a iniciativa partiu do secretário João Alves.
Foram três palestras ministradas por psicólogos especialistas em saúde mental, abordando o tema: "Prevenindo a Ansiedade e a Depressão no Contexto Penitenciário". A Psicóloga Gianna Karla Fonsêca, em meio a explanações sobre estratégias para controle da ansiedade, aplicou um teste on-line individual e sigiloso, cujo resultado traz uma noção do nível de estresse e depressão que cada pessoa carrega.
Renata Cabral, Psicóloga que atende os Policiais Penais na Penitenciária de Psiquiatria Forense, alertou para a necessidade de compartilhar com amigos e familiares as aflições e pensamentos negativos que permeiam a mente de cada indivíduo.
Já o Psicólogo e Policial Federal aposentado, Deusimar Guedes, abordou o tema: “Depressão, como podemos ajudar”, citando exemplos e enfatizando a importância de não alimentar fantasias criadas pela mente e acreditar que é capaz de superar qualquer adversidade.
O secretário João Alves foi representado pelo secretário Executivo da Seap, João Paulo Barros. Ainda participaram do evento o Gerente do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio; o Diretor da Egepen, Mazukyevicz Silva; além de Policiais Penais, Diretores e servidores do Sistema Prisional. As palestras tiveram o fito de chamar a atenção para a necessidade de todos cuidarem da saúde mental, tanto quanto da saúde física.
O Secretário João Paulo afirmou que tal ação é da mais alta relevância, haja visto a forma qualificada e técnica abordada por profissionais credenciados. “A depressão e ansiedade são doenças que podem acometer qualquer pessoa e este é um momento de reflexão. A política continuada do Governo Estado, através do Seap, visa proporcionar aos Policias Penais e servidores uma prevenção para esses males refletindo numa melhor qualidade de vida e um preparo cada vez mais eficiente no exercício de sua função.” – acrescentou.
Mazukyevicz Silva, Policial Penal e Diretor da Egepen, enfatizou que a Escola vem desenvolvendo atividades de educação em serviços penais em parceria com outros órgãos, pautadas em três eixos: operacional, administrativo e humano. “Ações dessa natureza são voltadas à valorização e cuidados com a saúde do Policial Penal, e vem sendo desenvolvidas desde o ano de 2022 com práticas integrativas, que são recursos terapêuticos que ampliam a percepção do autocuidado.” – disse ele.
O Gerente Executivo de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Administração – Sead/PB, André Lacerda, fez a doação de lacinhos amarelos, símbolo da campanha de prevenção ao suicídio, que foram distribuídos com os participantes.
Durante o evento foram feitos sorteios de vários livros, inclusive, de autoria do palestrante Deusimar Guedes e outros de autoria do policial penal e jornalista integrante da Ascom/Seap, Josélio Carneiro. As obras foram entregues aos policiais penais sorteados pelo secretário executivo João Paulo Barros, Mazukyevicz e pelos dois autores.