Notícias
Liberta: Documentário sobre impacto da literatura no sistema prisional será exibido para reeducandas da Penitenciária Júlia Maranhão
O Governo do Estado, através da Secretaria de Administração Penitenciária e do secretário João Alves, em parceria com o grupo de trabalho da UFPB liderado pelo professor Timothy Ireland, e da Secretaria Estadual de Educação, através da Gerência de Educação de Jovens e Adultos, da professora Eliane Aquino - promove exibição do documentário “Liberta!”.
A proposta central do documentário é abordar a literatura, poesia e arte como transformação social dentro do sistema prisional. Essa será a primeira exibição do documentário “Liberta!” para um público de integrantes do sistema prisional. Num primeiro momento, 20 apenadas irão assistir ao filme, na próxima quinta-feira (22), no Auditório da Penitenciária Feminina Júlia Maranhão. "O objetivo é organizar um cronograma para que todas as apenadas tenham a oportunidade de assistir ao documentário", comentou Cynthia Almeida, diretora da unidade.
“Tive a oportunidade de conhecer Débora e a equipe quando vieram gravar o documentário e estou numa expectativa muito grande para assistir com as internas. Vamos fazer várias exibições até que todas as internas que estão recolhidas à Unidade tenham a oportunidade de ter acesso a esse filme, que retrata de forma mais humana o sistema prisional”, declarou Cynthia.
Após a apresentação, a diretora Débora Gobitta irá bater um papo virtual com as apenadas. “Esse filme tem a missão de sensibilizar e enaltecer as práticas positivas dentro do sistema prisional. É importante que os gestores se inspirem a adotar modelos menos punitivistas”, afirmou Débora, que destacou o trabalho desenvolvido por Cynthia Almeida no Júlia Maranhão.
Com direção e roteiro de Débora Gobitta, “Liberta!” é uma produção do Grupo Mulheres do Brasil (comitê de cultura) em parceria com a Produtora Carmela Conteúdos e produção executiva de Daniela Conde.
_______
Ascom Seap/PB com Portal Paraíba Feminina