Notícias
João Azevêdo entrega Centro de Comando e Controle de João Pessoa e destaca importância do equipamento para fortalecer a segurança pública
O Governador João Azevedo inaugurou na manhã desta sexta-feira (4) o Centro Integrado de Comando e Controle das Forças de Segurança – CICC, Unidade João Pessoa. A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária – Seap/PB, como parte das forças de Segurança do Estado, integra as ações que atuam no controle da violência e segurança dos cidadãos.
João Azevedo afirmou que, com esses modernos equipamentos a segurança pública da Paraíba continuará sendo uma das melhores do Norte e Nordeste do Brasil. Além de João Pessoa, os municípios de Patos e Campina Grande também contam com unidades do Centro Integrado de Comando e Controle, modelo que tem sido referência na oferta de mais segurança à população por reunir quatro forças policiais — Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal, além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), bem como de parcerias com outras forças policiais, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), tudo isso aliado ao uso de tecnologia de ponta. O equipamento terá ainda o botão de pânico, dispositivo fundamental contra a violência de gênero, principalmente.
Durante a solenidade de inauguração do CICC, João Azevêdo ressaltou a eficiência do equipamento no reforço da segurança pública. "É um Centro dotado de toda tecnologia, do que há de mais moderno para ajudar exatamente a segurança pública, fazer com que os homens e mulheres que se dedicam à segurança pública, que têm reduzido os índices de crimes verdadeiramente, possam cada vez mais aprimorar esse trabalho, beneficiando a população", disse.
O secretário da Administração Penitenciária, João Alves, destaca que a integração das forças de segurança é algo importantíssimo. “Os três Centros Integrados de Comando e Controle facilitam o trabalho das polícias, torna esse trabalho mais dinâmico. Haverá o monitoramento da cidade, o monitoramento de apenados utilizando tornozeleiras eletrônicas. Os órgãos de segurança estão cada vez mais integrados e, com isso, ganham as forças de segurança e a Paraíba, com decisões mais ágeis no combate ao crime".
O gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio declarou que a Polícia Penal, junto às demais forças e órgãos, trará mais segurança para a Grande João Pessoa. O trabalho da Polícia Penal do CICC será no suporte sobre presos que estejam nos regimes aberto e semiaberto, em prisão domiciliar ou utilizando a tornozeleira eletrônica. Será possível identificar, em tempo real, um reeducando que esteja em alguma situação irregular.
A policial penal Liedja Marques da Silva afirma que ser plantonista no CICC é um novo desafio na carreira e está à disposição para dar o suporte e fazer o melhor representando a Seap. Os policiais penais Juliherbert da Silva Leite e José Roberto, também são plantonistas da Seap no CICC de João Pessoa.
Todo monitoramento é feito por câmeras que auxiliam a identificação, registrando 24 horas imagens de diversos pontos da cidade. A partir daí, acontece a troca de informações com as demais forças de segurança, o trabalho de inteligência, as operações ostensivas dentro das unidades prisionais, informes sobre apenados em uso de tornozeleira eletrônica, cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto, às Varas de Execução Penal sobre medidas relacionadas a prisão domiciliar, dentre outras.
Ascom Seap com Secom-PB