Notícias

Há um ano a Seap publicava o primeiro livro sobre ressocialização no sistema prisional paraibano

publicado: 14/06/2023 12h57, última modificação: 14/06/2023 12h57
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
livro.jpg
marina.jpg
autógrafo.jpg
evento.jpg

Em 13 de junho de 2022, portanto, há um ano, a Seap publicava a versão impressa do primeiro livro sobre a ressocialização de pessoas em privação de liberdade. A obra Reinserção Social no Sistema Prisional Paraibano é uma coletânea de artigos escritos por vários profissionais sobre a missão de alfabetizar reeducandos, orientar, estimular homens e mulheres em cumprimento de pena a participar de atividades educacionais inclusive apontando caminhos para se conquistar vagas em universidades públicas e privadas. Há um ano atrás também foi publicada a edição especial da revista Seap em Ação com foco em educação.

Ainda na área de ressocialização destaca-se o primeiro livro escrito por uma mulher em cumprimento de pena na Paraíba. A reeducanda Marina Oliveira escreveu o livro Catarse Literária e o governo do estado publicou a obra em 4 de fevereiro de 2022 através da Editora A União.
Na semana passada, dia 8 de junho, na abertura do 36º Salão do Artesanato Paraibano, em Campina Grande, o reeducando da Penitenciária Raimundo Asfora M.I. lançou seu cordel e entregou exemplares ao governador João Azevêdo, ao vice-governador Lucas Ribeiro e à primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins. A Seap através da ressocialização tem descoberto talentos literários em nossas prisões.
As políticas públicas do governo do estado através da Seap objetivando ressocializar pessoas segue avançando também no campo do trabalho, da capacitação, com cursos profissionalizantes, preparando os reeducandos e reeducandas para o mercado de trabalho e o retorno ao convívio social quando conquistarem a liberdade.

 

Por Josélio Carneiro de Araújo, policial penal e jornalista da Seap