Notícias

Governo firma acordo de cooperação com Ministério da Justiça e Universidade de Minas para a Segurança Pública

publicado: 24/10/2024 13h23, última modificação: 24/10/2024 17h17
1 | 6
2 | 6
3 | 6
4 | 6
5 | 6
6 | 6
Governo firma acordo de cooperação com Ministério da Justiça e Universidade de Minas para a Segurança Pública_1
Governo firma acordo de cooperação com Ministério da Justiça e Universidade de Minas para a Segurança Pública_2
Governo firma acordo de cooperação com Ministério da Justiça e Universidade de Minas para a Segurança Pública_3
Governo firma acordo de cooperação com Ministério da Justiça e Universidade de Minas para a Segurança Pública_4
Projeto Escuta SUSP_1
Projeto Escuta SUSP_2

Os profissionais da Segurança Pública da Paraíba irão receber atendimento psicológico de forma virtual dentro do Projeto Escuta SUSP. O acordo de adesão foi assinado pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, secretário de Estado da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, e pela diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo.

A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), nesta quarta-feira, 23, em João Pessoa. O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, participou da solenidade.

O Escuta SUSP é um projeto de extrema importância que vem para fornecer atendimento psicológico, seguro, gratuito, com profissionais treinados, aos profissionais da polícia penal e demais forças policiais do Estado. Um projeto inovador, que se utiliza das plataformas online, tecnologia a serviço da promoção de saúde.

Segundo a psicóloga e policial penal, Silnara Araújo Galdino, que integra o Escuta SUSP  "é um projeto que estávamos aguardando ansiosamente que chegasse ao nosso Estado, afinal, ele vinha sendo implantado de forma gradativa nos estados vizinhos e agora chegou até nós. Estou muito feliz. Vamos fazer de tudo e nos empenhar ao máximo nessa parceria com o Ministério da Justiça e o escuta SUSP para que nossos profissionais possam se beneficiar da melhor maneira possível desses atendimentos: sem barreiras, sem dificuldades, de forma sigilosa e gratuita. Esperamos que essa ação possa contribuir com a melhoria da Saúde Mental dos nossos colegas da Polícia Penal da Paraíba".

O projeto é executado de forma descentralizada entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Programa Nacional de Qualidade de Vida para o profissional de Segurança Pública (PRÓ-VIDA), Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) e a Universidade Federal de Minas Gerais, referencia nacional em psicologia com foco em comportamento suicida. Também fazem parte da parceria as Universidades de Brasília, Sergipe e do Rio Grande do Norte. Os recursos que custeiam o programa são do Fundo Nacional de Segurança Pública.

No Escuta SUSP são elaborados protocolos de psicoterapias para os profissionais de segurança pública visando aprimorar a política de saúde mental, com base na especialização técnica, oferecendo assistência psicológica on-line, complementando os serviços já oferecidos pelas instituições policiais. Para receber o atendimento, os profissionais de segurança pública ativos acessam o site www.gov.br/escutasusp, para fazer o cadastro e agendar a sessão. A plataforma de teleatendimento foi desenvolvida só para o Escuta SUSP e conta com toda a segurança dos dados e sigilo das informações sobre os pacientes.

Durante a solenidade de assinatura do acordo, também foi apresentado o Plano Estadual de Segurança e da Defesa Social, aprovado recentemente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Também foram expostas viaturas e materiais de todas as forças, adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

_______

Ascom-Seap/PB com Ascom/SESDS