Notícias
Governo capacita mais 20 policiais penais para compor Grupo Penitenciário de Operações Especiais
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitencária (Seap), capacitou mais 20 policiais penais que agora passam a compor o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE). A entrega dos certificados do VI Curso de Escoltas e Intervenção Tática em Estabelecimentos Penais - VI CEITEP/GPOE, aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no auditório do Centro de Educação da Polícia Militar, no bairro de Mangabeira.
A policial penal Cláudia Shymenne Leite da Silva, atual diretora do Presídio Feminino de Patos e única mulher dentre os formandos, obteve a primeira colocação geral com a avaliação 01 por parte dos instrutores e foi homenageada pela Seap. Dentre os formandos, três são do estado do Pará e dois de Pernambuco.
O secretário Sérgio Fonseca, o secretário executivo João Paulo Barros e o gerente executivo do sistema penitenciário, Ronaldo Porfírio, prestigiaram os formandos do GPOE e seus familiares.
Para o secretário Sérgio Fonseca capacitação não é gasto, é investimento. "É o governo do estado qualificando ainda mais os seus profissionais, em especial os nossos policiais penais, para que bem treinados possam oferecer um melhor trabalho aos reeducandos e logicamente à sociedade".
Sérgio Fonseca parabenizou a todos os novos integrantes do GPOE e acrescentou que os policiais penais, dentro do planejamento estratégico em execução pela Seap, elencaram três estratégicas para que a administração penitenciária se firme como referência no país, a saber, ações sociais, de saúde e de educacação em prol dos reeducandos. Uma estratégia inclusive incentivada pelo governador João Azevêdo. O secretário Sérgio Fonseca agradeceu aos parceiros da Seap no curso do GPOE com instrutores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, além parabenizar aos policiais penais Fabiano Lucas e Dinamerico Cardim, respectivamente, diretor geral e diretor operacional do GPOE.
O secretário executivo, João Paulo Barros afirma que o GPOE tem feito um trabalho cada vez mais necessário e assim vem fortalecendo o sistema penitenciário.
Criado há oito anos o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE), tem sua base em João Pessoa e polo na cidade de Campina Grande e tem a missão de conter motins e rebeliões em presídios, dá suporte armado, fazer escoltas de presos de alto risco, e apoio em eventos dentro do sistema prisional, além de proteção de autoridades.
Fabiano Lucas afirmou que o Curso de Escoltas e Intervenção Tática em Estabelecimentos Penais - VI CEITEP/GPOE é um dos melhores do Brasil."Vocês estão capacitados ao planejamento, condução e execução de operações diversas no âmbito do sistema penitenciário aqui na Paraíba e no Brasil".
O diretor operacional do GPOE, Dinamerico Cardim, declarou que o sentimento é de dever cumprido e destacou que a Seap está contribuindo com a segurança dos paraibanos ao integrar as forças de segurança pública do Estado.
Cláudia Shymenne, policial penal e diretora da Penitenciária Feminina de Patos, além de única mulher no grupo de 20 formandos, conquistou o primeiro lugar na avaliação geral dos instrutores. "Acho que é resultado de muita dedicação, disciplina e força de vontade. Graças a Deus houve muito incentivo dos familiares, do meu companheiro. É uma honra aqui representar com maestria todas as mulheres do sistema penitenciário paraibano. Estou aqui como policial penal e como mulher representando a forma feminina", pontuou.
O VI CEITEP/GPOE foi ministrado na Academia de Ensino da Polícia Civil (ACADEPOL), com as seguintes disciplinas: direitos humanos, ordem unida, APH Tático, isolamento de local de crime, normais penais e processuais, atividades operacionais, abordagem policial, segurança aeroportuária, técnicas de uso de bastão policial, acesso tático por corda, tecnologia não letal, estágio e sobrevivência na caatinga, tecnologia de baixa letalidade, uso do escudo balístico, combate a incêndios, táticas em dupla, armamento e tiro, direção operacional, escoltas, CDC, CALIBRE 12, noções básicas com explosivos, imobilização tática e intervenção tática. O delegado João Alves Albuquerque, Corregedor Geral da Secretaria da Segurança e Defesa Social, e a delegada Roberta Neiva, titular da 1ª Superintendência de Polícia Civil, prestigiaram o evento e foram agraciados com comendas.