Notícias
Escritório Social realiza visita técnica de acompanhamento com representantes da Sudema no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, na Capital
O Escritório Social realizou uma importante visita técnica ao Jardim Botânico Benjamim Maranhão (SUDEMA) com o objetivo de alinhar e avaliar a atuação das pessoas egressas do Sistema Prisional que ali trabalham, em convênio com a SEAP-PB. A visita ocorreu na tarde dessa quarta-feira (26).
Na ocasião, a psicóloga da equipe multiprofissional do Escritório Social, Elzenir Campos, fez uma explanação sobre o andamento e a contribuição desta importante parceria, trazendo pontos basilares e fortes que mantêm a sustentabilidade do propósito e da contribuição para o benefício da vida das pessoas egressas atendidas por meio desse convênio.
Ela declarou: "Foi um momento importante e muito oportuno em que pudemos estreitar as relações institucionais, fortalecer a parceria, refletir e avaliar a nossa práxis acerca do acompanhamento às pessoas egressas do Sistema Prisional que trabalham na SUDEMA através do Convênio firmado com a SEAP-PB".
A Gerente Executiva do Escritório Social, Anna Paula Batista, falou da importância desse acompanhamento e dos frutos que essas oportunidades geram na vida, tanto dos profissionais envolvidos quanto das pessoas egressas que ali trabalham: “Observamos quanto é significativa uma parceria que valoriza o trabalho das pessoas egressas, principalmente no contexto da reinserção social, e numa visita como esta podemos ver de perto o avanço e a integração com nosso Escritório Social”, afirmou.
O gestor do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, Bruno Filipi Alves de Assis, destacou: "Essa visita foi um momento de muita troca de saberes e planos para uma política interinstitucional cada vez mais participativa e integrada, visando avanços cada vez mais valiosos de inclusão social das pessoas egressas, tendo como base o papel fundamental da força de trabalho dos conveniados para a manutenção, cuidado e zelo do patrimônio do Jardim Botânico".
Bruno de Assis disse ainda que a projeção dessas atividades como ferramenta de desenvolvimento profissional vem garantindo maiores oportunidades e uma visão de futuro, com perspectivas palpáveis de ressocialização e conquistas pessoais e coletivas. “Sem dúvidas, o papel das pessoas egressas é de suma importância para esta Superintendência, principalmente no tocante aos serviços prestados sobre nosso olhar, que garante a eles direitos e oportunidades, além do respeito e tratamento humanizado que cada um recebe por parte de todos nós do Jardim Botânico Benjamin Maranhão”, finalizou Bruno.
Diálogo com as pessoas egressas
Houve um segundo momento dedicado ao diálogo direto com as pessoas egressas que trabalham no Jardim Botânico, com o objetivo de Incentivar a que se mantenham firmes.
O acompanhamento faz parte do termo de protocolo celebrado entre a Sudema e Seap-PB, atuando na sede da Sudema e no Jardim Botânico. Contou com a participação da gerente executiva do Escritório Social, Anna Paula Batista, da psicóloga da equipe multiprofissional do Escritório Social, Elzenir Campos, da equipe da CSG-SUDEMA: Monique Laurien Alves Silva, Coordenadora de Serviços Gerais, do psicopedagogo Marcelino Medeiro de Morais, da equipe de administração do Jardim Botânico: Bióloga Juliana Coutinho, do Gestor Bruno Assis e do egressas que ali trabalham.
_______
Ascom Seap-PB com Ascom Escritório Social
Texto e imagens: Juvinete de Lourdes