Notícias
Escritório Social da Paraíba participa da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
O Escritório Social da Paraíba se inscreveu e foi selecionado para participar da 14º Mostra Cinema e Direitos Humanos.
Os filmes de curta-metragem foram exibidos recentemente (17/06/25) às 9h30 na sede do Escritório Social em João Pessoa para pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.
O primeiro filme, “Sem Asas (2019)” retratou a realidade de uma criança que tinha dificuldade na aprendizagem e vivia com sua família em uma comunidade. Sua mãe pediu para ele comprar farinha, e na volta para casa descobre que pode voar.
Já o segundo filme, “Sobre amizade e bicicletas (2022)” mostrou a amizade entre duas crianças, uma com deficiência física e outra com deficiência visual, que sofrem bullying e, juntos, aprendem a andar de bicicleta e o significado da amizade.
Essa atividade foi um momento valioso e enriquecedor para quem participou da exibição. Anna Paula Batista, Gerente Executiva do Escritório Social da Paraíba, sede João Pessoa, falou dessa ação em coletividade que tratou de situações sociais marcantes dentro do panorama: “Foi um momento muito importante de acesso à cultura ao público atendido pelo Escritório Social”.
Círculo de diálogo
Logo após a exibição, aconteceu um círculo de diálogo usando a ferramenta utilizada pela Justiça Restaurativa e conduzido pelo Advogado Daniel Araújo e pela Psicóloga Elzenir Campos. Os participantes se apresentaram numa dinâmica de acolhimento, partilharam seus entendimentos a partir do que viram – e identificaram nos filmes – suas próprias experiências. Palavras como oportunidade, união, conscientização, esperança, aprendizagem e respeito geraram falas fortes de pessoas que já se espelham em motivações para continuarem a lutar por novos ideais de vida.
“Com o apoio do Escritório Social, eu fui motivado a estudar. Cada pessoa que falava comigo me incentivava e me dizia: você consegue, vai dar certo! Em seguida, eu entrei na universidade. Às vezes precisamos de uma força pra gente conseguir e tudo isso contribui para nosso processo de liberdade. Eu sou muito grato por esse momento”, disse um dos egressos que participou da atividade.
______
Ascom-Seap/PB