Notícias
Dia Nacional do Livro
No Dia Nacional do Livro, Dia 29 de Outubro, nada melhor do que comemorar o crescimento do nosso principal projeto de ressocialização de incentivo à leitura.
O Programa a Leitura Liberta da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), está presente em 61 unidades prisionais do estado.
Através deste programa os reeducandos têm acesso a remição pela leitura, um dos benefícios a pessoas privadas de liberdade, garantidos na Lei de Execução Penal nº 7.210. O DEPEN distribuiu cerca de 17 mil livros entre as bibliotecas das unidades prisionais no estado.
O secretário da Seap, Sérgio Fonseca, destaca que esses livros, além de renovar o acervo das bibliotecas, possibilitaram a criação de novos espaços, ampliando assim o processo de remição pela leitura, “Com esta ação que integra nosso Plano Estadual de Educação em Prisões – 2020/2024, nós estamos multiplicando as chances de mais pessoas progredirem no processo de reintegração social com o uso e leitura de bons livros”, pontuou.
Projetos como este auxiliam a diminuição do índice de analfabetismo no sistema prisional e a potencializar os resultados dos reeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL). O Governo do Estado trabalha na reinserção social para garantir uma sociedade mais justa para todos.