Notícias
Coordenação de saúde da Seap realiza importante ação em presídio
A Secretaria da Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, Seap, realizou nessa quarta-feira (3) mais uma ação importante para a saúde prisional. Foi realizada no Presídio de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, uma ação de testagens rápidas para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, fazendo um efetivo controle dessas doenças, mapeando todos os 188 reeducandos. Se forem encontrados exames reagentes, será dado seguimento ao tratamento e os que testaram positivo passarão por uma entrevista e encaminhados para as medidas necessárias.
A atividade da Seap, coordenada por sua equipe de saúde, contou com a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba, a qual tem parceria com a coordenação de ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
O secretário Sérgio Fonseca e o seu Chefe de Gabinete Lucas de Oliveira foram conferir pessoalmente a ação.
O titular da pasta Sérgio Fonseca disse que essas ações estão acontecendo semanalmente em todas as unidades e estas têm testes para ofertar. “É um programa que já existe, todos foram capacitados e fazemos sempre esses mutirões como o que está acontecendo nesta unidade, mas os testes são constantes, pois as exposições estão no dia a dia dos ressocializandos”.
O Chefe de Gabinete, Lucas de Oliveira, avaliou a ação como positiva. "A saúde prisional vem focando cada vez mais na prevenção e tratamento precoce, diminuindo assim a existência de casos de doenças transmissíveis dentro das unidades prisionais".
A Seap continua com suas ações diuturnas visando o bem estar dos apenados, buscando capacitá-los, preparando-os para reinseri-los no mercado de trabalho quando tiverem suas penas remidas, evitando seu retorno ao Sistema.