Notícias

CIAP alinha com SENAPPEN implementação dos grupos de responsabilização com homens autores de violência doméstica

publicado: 16/01/2026 11h41, última modificação: 16/01/2026 11h41
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
CIAP E SENAPPEM DIALOGAM SOBRE ALTERNATIVAS PENAIS.jpeg
CIAP E SENAPPEN  DIALOGAM SOBRE GRUPOS DE RESPONSABILIZAÇÃO.jpeg
CIAP E SENAPPEN  DIALOGAM SOBRE GRUPOS DE RESPONSABILIZAÇÃO_2.jpeg
CIAP E SENAPPEN  DIALOGAM SOBRE GRUPOS DE RESPONSABILIZA_1ÇÃO.jpeg

A coordenação e a equipe multidisciplinar da Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP) participaram de reunião de trabalho com integrante da Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Na reunião virtual, a Diretoria de Cidadania e Alternativas Penais (DICAP) foi representada por Maíra Ferreira, colaboradora da SENAPPEN.

De acordo com o coordenador da CIAP, policial penal Josinaldo Lucas, a pauta tratou dos alinhamentos para iniciar no âmbito da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap-PB) os grupos de responsabilização com homens autores de violência doméstica que são encaminhados pelo poder judiciário, mais especificamente a Vara de Penas Alternativas.

A CIAP já tem cadastrados vários homens que foram condenados ou fizeram acordos com a justiça e dentre as medidas determinadas pelo judiciário está a de comparecer aos grupos reflexivos e esse trabalho será iniciado na próxima semana.
“O trabalho é fundamental para colaborar com a sensibilização desses homens que praticaram algum ato de violência contra as mulheres”, destaca Josinaldo Lucas.

A equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, advogada e assistente social, desenvolverá com esses homens trabalhos relacionados com técnicas de justiça restaurativa visando a conscientização e a responsabilização dos mesmos e que eles possam estar em sociedade não mais como agressores, mas defensores de mulheres e ressignificando as condutas feitas anteriormente.

_______

Ascom/Seap-PB

Revisão e fotos: Wanildo Martins