Ação integrada entre forças de segurança impede arremesso de aparelhos celulares através de drone no PB1

publicado: 31/10/2022 15h33, última modificação: 31/10/2022 15h33
WhatsApp Image 2022-10-31 at 14.35.41.jpeg

O fato ocorreu na noite deste domingo (30), quando dois homens, sendo um deles menor de idade, utilizavam drone para sobrevoar o Presídio Romeu Gonçalves Abrantes, conhecido como PB1, localizado em Mangabeira.

Durante as rondas diárias de segurança, os policiais penais observaram uma movimentação estranha na mata que circunda a unidade. A partir daí foi realizada uma operação integrada entre a Força Tática do Sistema Prisional (FTPEN) e a Força Tática da Polícia Militar da Paraíba na qual dois homens foram flagrados com o drone, nele, acoplado a uma garra, telefones celulares e vários chips de celular.

A dupla tentava arremessar dentro do presídio pelo menos dois aparelhos celulares, oito chips, carregadores, além de outros apetrechos, os quais, sem dúvidas, seriam utilizados para a prática de diversas ações criminosas, como golpes, estelionato, fomento ao tráfico de substâncias entorpecentes e à prática de crimes violentos patrimoniais e letais.

A ação chama atenção pela sofisticação dos meios empregados, com uso de equipamento de sobrevoo com tecnologia avançada para burlar a segurança da unidade.

Porém com a adoção das novas rotinas de segurança na unidade prisional, ações criminosas desse tipo passaram a ser melhor detectadas, viabilizando, assim, a repressão.

Frustrada a empreitada criminosa pela atuação das forças integradas de segurança, a dupla foi levada à Central de Polícia Civil do Geisel e colocadas à disposição da Justiça.