Notícias
3º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em situação de prisão acontece em Fortaleza de 22 a 24
Começa nesta terça-feira (22), em Fortaleza, no Ceará, o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em Situação de Prisão. O evento reúne profissionais que atuam na área de educação prisional em todo país. Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (SENAPPEN), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e ao Ministério da Educação (MEC).
“Durante a semana, nós estaremos com os pontos focais, com os responsáveis pela educação nos ambientes prisionais de todo país. Vinte e sete estados estarão aqui em Fortaleza, no Ceará, para tratarmos sobre a produção de projetos políticos pedagógicos, formação continuada de servidores, entre eles professores e policiais penais, e principalmente lançando 27 minutas de planos estaduais de educação para os próximos 4 anos”, destaca Rodrigo Dias, coordenador Nacional de Educação, Cultura e Esporte da SENAPPEN.
A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) está representada no evento por João Rosas, policial penal e gerente executivo de Ressocialização, a professora Eliane Aquino, gerente operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e a pedagoga Maria Samaia Belo, gerente Executiva de Ressocialização
"Nós temos uma grande expectativa de sair daqui fortalecidos com a minuta do plano encaminhada para que a gente possa avançar cada vez mais na perspectiva da inclusão e da reintegração social", declarou João Rosas.
Os trabalhos iniciam com uma conferência abordando o tema “Plano Pena Justa e a educação nas prisões: superando o estado de coisas inconstitucional". O conferencista é o juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Edinaldo César Santos Júnior.
Também participa da conferência o Prof. Dr. Timothy Denis Ireland, professor titular aposentado da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, coordenador da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos; representante da Rede REMIR na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Adultos (CNAEJA).
Às 14h acontece a palestra “O papel dos policiais penais na oferta da educação no sistema penitenciário. A experiência da Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará.
Palestrantes: Mauro Albuquerque, secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará, e Sandro Abel, policial penal federal e diretor de Políticas Penitenciárias da Senappen. A programação prossegue na quarta e na quinta-feira.
Serviço
3º Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos em situação de prisão
Local: sede da FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota.
Data: 22 a 24 de outubro
_______
Ascom-Seap/PB com Comunicação da Senappen