Notícias
1º Seminário Estadual Sobre Políticas de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional da Paraíba acontece até esta quarta-feira
O 1º Seminário Estadual Sobre Políticas de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional da Paraíba, realizado pelo Governo do Estado em parceria com o Tribunal de Justiça e Secretarias de Estado da Administração Penitenciária; do Desenvolvimento Humano; e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, acontece nesta terça e quarta-feira (12 e 13/09) no auditório do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa.
O objetivo do seminário é discutir e sensibilizar a sociedade para esse tema. Na oportunidade foi lembrado entre os presentes os três anos de funcionamento do Escritório Social do Estado que atua junto a diversos setores com objetivo de reinserir os egressos do sistema prisional na sociedade e conta com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e advogados.
O Secretário da Administração Penitenciária, João Alves, reafirmou em sua fala o compromisso com a necessidade de que todos os reeducandos e egressos do sistema possam ter acesso a documentação civil básica. Na composição da Mesa estavam a secretária do Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra; a representante da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, Sandra Regina; o Desembargador Joás de Brito Pereira (supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização Carcerária do TJPB); a Juíza Michelini Jatobá (Coordenadora do GMF/TJPB); Anna Paula Batista, Gerente do Escritório Social, além de convidados.
Também participando da mesa de abertura do Seminário, o Chefe de Gabinete da Seap, Tércio Chaves, que falou da oportunidade de se discutir o sistema prisional e todo o processo que envolve levar de volta ao meio social aquelas pessoas que tiveram contato com o cárcere.
O evento segue com sua programação debates e oficinas de discussões que abordarão o cuidado integral, saúde mental, direitos; além do papel do trabalho e educação na vida das pessoas que passaram pela privação de liberdade e estão de volta ao convívio social.
O coral da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão composto por reeducandas fez uma apresentação para a plateia e deixou todos encantados com o talento e desenvoltura das meninas.