Tecnologia: CICC de João Pessoa sedia reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária

publicado: 31/08/2024 10h30, última modificação: 31/08/2024 10h35
9º Consej 2.jpeg
9º Consej 3.jpeg
9º Consej 7.jpeg
9º Consej 5.jpeg
9º Consej 6.jpeg
9º Consej 4.jpeg
9º Consej 8.jpeg
9º Consej 9.jpeg
9º Consej.jpeg
9º Consej 10.jpeg

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Segurança Pública da Paraíba recebeu nesta sexta-feira, 30, a 9ª Reunião Ordinária Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ). O evento aconteceu no CICC da capital e reuniu secretários estaduais e distrital de administração penitenciária de todo o Brasil para discutir temas cruciais no campo da política criminal e penitenciária. O secretário Jean Nunes, da Segurança e da Defesa Social, também esteve presente no encontro e representou o governador Joao Azevêdo.

Entre as pautas tratadas estiveram a autonomia entre os fundos Nacionais de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário Nacional, e soluções integradas de tecnologia para fortalecimento do sistema penal; e atuação da Comissão Técnica de Classificação.

Segundo Jean Nunes, as reuniões do CONSEJ são importantes pela troca de experiência, de conhecimento entre as secretarias que cuidam do sistema prisional e a parceria dos estados é fundamental para aprimorar as ações da segurança pública. “Na Paraíba, a Secretaria da Segurança e Defesa Social trabalha em sintonia com a Secretaria da Administração Penitenciária”, afirmou, acrescendo a importância do investimento em tecnologia e dos três centros integrados - de João Pessoa, Campina Grande e Patos, para os resultados de enfrentamento à violência no Estado.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba, João Alves Albuquerque, avaliou o encontro como bastante produtivo, com a discussão de temas relevantes do sistema prisional brasileiro. “Tratamos de uma pauta nacional e a Paraíba recebeu a todos os secretários, com a atenção especial. Dialogamos, e o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia garantiu que levará as demandas aqui apresentadas para o Ministério da Justiça, em busca de soluções. O Estado não pode fracassar, nós temos que ter um sistema penitenciário forte, para manter a ordem e ressocializar as pessoas”, disse.

Mais recursos – Durante a reunião, o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, anunciou que, para atender as demandas dos estados, existe a perspectiva de que no próximo ano haja mais recursos para o Fundo Penitenciário e com isto o governo federal vai atender os estados nas obras, nas reformas e equipamentos. “Nós já entregamos todos os anos, viaturas, armamentos, coletes para as polícias penais dos estados. Enfim, a reunião é uma oportunidade, para nós reforçarmos os laços de cooperação do Governo Federal, do Ministério da Justiça, do Governo do Presidente Lula, com todos os secretários estaduais”.

O presidente do CONSEJ, Marcus Castelo Branco Rito, também explicou que o conselho tem como principal ideia aprimorar a execução penal no país, também propor uma boa diretriz para o governo federal e propor uma diretriz interna também para essa minoria. Então os três pilares que nós sempre temos debatido e tentado aprimorar na execução penal é a questão de melhoria de infraestrutura do sistema penitenciário, capacitação e valorização do servidor penitenciário e a reintegração social”.