Segurança da PB recebe comitiva do Governo Federal para avaliar aplicação de recursos públicos

publicado: 03/09/2024 10h59, última modificação: 03/09/2024 11h28
Reunião comitiva FNSP 3.jpeg

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba recebeu nesta segunda-feira, 2, a visita de uma comitiva do Governo Federal, com o objetivo de avaliar a aplicação de recursos públicos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Estado. Camila Pintareli - Diretora do FNSP, Michele Silveira, coordenadora Nacional das Transferências Fundo a Fundo, Andresa Oliveira, analista de execução de recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, e Talita Lira, coordenadora de Acompanhamento e Fiscalização da Coordenação Geral das Transferências Fundo a Fundo, foram recebidas pelo secretário da pasta, Jean Nunes, e pelo secretário-executivo, Lamark Donato, em companhia de gestores da pasta e dos órgãos operativos – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Em reunião que aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de João Pessoa, foram apresentados dados sobre o montante de recursos destinados à Paraíba e sua aplicação. A gerência de Planejamento da Sesds também prestou contas do uso de recursos do fundo para aquisição de equipamentos como viaturas, armamento e tecnologia para as três forças de segurança, como também estruturas que são geridas pela própria pasta, como sistemas de videomonitoramento e rádio comunicação, ligadas ao funcionamento dos CICC da capital, Campina Grande e Patos.

“É um prazer estar na Paraíba hoje acompanhando a execução dos recursos que o Fundo Nacional de Segurança Pública repassa todos os anos e também outros itens que doamos e são entregues aqui. A execução tem sido feita de forma eficiente, de forma inteligente, juntando, unindo esforços tanto dos recursos que são objeto de transferência obrigatória, como recursos que vêm de emenda parlamentar e recursos do próprio tesouro paraibano. Então, o que a gente vê é que a gestão da Segurança Pública da Paraíba não se preocupa apenas com a política pública visível, mas sobretudo, com aquela etapa que é essencial, que é a politica pública invisível, que é a orçamentária, sem a qual a gente não consegue fazer nenhuma entrega de Segurança Pública. O estado da Paraíba e as forças de segurança estão de parabéns”, frisou Camila Pintareli.

O secretário Jean Nunes também destacou os esforços para que os recursos sejam empregados de maneira eficiente em uma maneira integrada para o que é comum, mas de forma que cada órgão também possa fazer a melhor gestão para aquisição do mais necessita. “Encabeçamos os processos no que é comum a todas as forças e temos para isso uma equipe técnica e preparada para lidar com os recursos que recebemos. Temos realizado um trabalho comprometido e voltado para o atendimento de políticas públicas na nossa área de atuação, de forma transparente e que tem gerado, ano a ano, cada vez mais resultados reconhecidos não só no cenário estadual como nacional, a exemplo de termos pelo 4o ano consecutivo o 1o lugar no Norte/Nordeste no pilar Segurança Pública, do Centro de Liderança Pública (CLP)”, acrescentou.