Notícias
São João 2025: Tecnologia dos Centros Integrados da Segurança Pública levam à captura de 26 pessoas durante feriadão junino, na Paraíba

Entre os dias 19 e 24 de junho, durante os festejos juninos realizados em diversas cidades da Paraíba, as forças de segurança pública, sob a coordenação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) e através dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), efetuaram 26 prisões em locais de eventos. A operação, que integra ações preventivas e repressivas da pasta no período junino, envolveu tecnologia de ponta, monitoramento em tempo real e cooperação entre diferentes órgãos operativos estaduais.
Do total de prisões realizadas, 24 foram motivadas por descumprimento de medidas impostas por regimes penais, como prisão domiciliar, uso de tornozeleira eletrônica e outras restrições judiciais. Outras duas pessoas foram capturadas em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Justiça. O trabalho aconteceu em áreas de grande concentração popular, nos locais de festas nas cidades monitoradas.
A atuação dos Centros Integrados de Comando e Controle de João Pessoa, Campina Grande e Patos foi determinante para o resultado alcançado. As estruturas operacionais foram ativadas para concentrar esforços de monitoramento, análise de dados e tomada de decisões estratégicas durante os principais eventos juninos. Os CICC reuniram agentes das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), do Detran-PB e de outros órgãos parceiros.
Reconhecimento facial - Um dos destaques da operação foi o uso da tecnologia de reconhecimento facial, integrada aos sistemas de videomonitoramento. Com auxílio de câmeras de alta precisão, os CICC conseguiram identificar pessoas com pendências judiciais em meio ao público dos eventos, possibilitando intervenções rápidas e seguras por parte das equipes em campo. Essa inovação vem sendo aplicada de forma estratégica para aumentar a efetividade das abordagens.
De acordo com o coordenador estadual dos CICC, coronel PM Júlio César de Oliveira, o saldo da operação demonstra a eficácia do modelo de integração adotado na segurança dos grandes eventos. “A atuação dos Centros Integrados permite que as forças de segurança atuem de forma sinérgica, com troca de informações em tempo real, planejamento conjunto e respostas mais eficientes. O uso da tecnologia, especialmente o reconhecimento facial, tem sido fundamental para garantir não apenas a identificação de foragidos, mas também a prevenção de crimes em áreas de grande circulação. É um esforço contínuo para assegurar que a população possa aproveitar as festas com tranquilidade e confiança nas instituições”, afirmou.
Além das prisões, os CICC também acompanharam o andamento dos eventos com o suporte de câmeras de monitoramento urbano, drones e painéis táticos de inteligência. As equipes responsáveis pela análise das imagens estavam em comunicação direta com as guarnições operacionais, o que permitiu respostas rápidas a situações de emergência e deslocamentos estratégicos de viaturas para áreas de risco.
A atuação integrada também contemplou ações educativas, orientações ao público e patrulhamento ostensivo em áreas urbanas e rurais, contribuindo decisivamente para que não houvesse ocorrências graves. O modelo adotado se baseia na interoperabilidade entre sistemas e no compartilhamento de informações entre os órgãos, com foco na prevenção e na segurança da coletividade.
Monitoramento - A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba seguirá monitorando os eventos que ainda ocorrerão ao longo do ciclo junino, garantindo a continuidade das ações preventivas e o pleno funcionamento dos Centros Integrados nas regiões de maior movimentação turística e cultural.
Lista de ocorrências que resultaram em prisão durante os festejos juninos na Paraíba, entre os dias 19 e 24 de junho:
Nº Cidade Nome Motivo
1 Patos José Carlos Descumprimento de medida cautelar
2 Patos Alison Júlio Descumprimento de medida cautelar
3 Patos Francisco Descumprimento de medida cautelar
4 Patos Adriano Descumprimento de medida cautelar
5 Patos Luan Descumprimento de medida cautelar
6 Patos Cícero Descumprimento de medida cautelar
7 Patos Adalberto Descumprimento de medida cautelar
8 Patos Leonilson Descumprimento de medida cautelar
9 Patos Diogo Descumprimento de medida cautelar
10 Patos Tatiane Descumprimento de medida cautelar
11 Campina Grande Douglas Descumprimento de medida cautelar (Roubo e desobediência)
12 Campina Grande Janilson Descumprimento de medida cautelar (Tráfico e porte ilegal de arma)
13 Campina Grande José Descumprimento de medida cautelar (Tráfico de drogas)
14 Campina Grande Leandro Descumprimento de medida cautelar (Receptação e moeda falsa)
15 Campina Grande Kaio Descumprimento de medida cautelar (Corrupção de menores)
16 Campina Grande Jeferson Descumprimento de medida cautelar (Furto)
17 Campina Grande Bruno Descumprimento de regime aberto (Tráfico de drogas)
18 Santa Rita Leonildo Descumprimento de condicional
19 Santa Rita Clodoaldo Descumprimento de medida cautelar
20 Santa Rita Paulo Mandado de prisão em aberto
21 Santa Rita Janicelly Descumprimento de medida cautelar
22 João Pessoa Fernanda Descumprimento de medida cautelar
23 Santa Rita Edgleyson Descumprimento de medida cautelar
24 Santa Rita José Mandado de prisão em aberto
25 Bananeiras Monique Descumprimento de medida cautelar
26 Bananeiras Ednaldo Descumprimento de medida cautelar