Desafio Nota 1000

 

1. Apresentação

Desafio Nota 1000 é uma iniciativa pública da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, vinculada ao ensino, à produção e à avaliação de redações, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Concebido em abril de 2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 41.305, o projeto surgiu como resposta às demandas do Ensino Remoto, imposto pela suspensão das aulas presenciais, no contexto da Pandemia do COVID-19.

Trata-se de um projeto que apresenta, como base, a personalização de todas as ações, com 03 pilares específicos: ensino (foco no trabalho do professor de Língua Portuguesa em sala de aula), produção (ênfase nas estratégias de mediação entre professor e estudante) e avaliação (direcionamento para o trabalho dos corretores de redação vinculados à Secretaria de Educação).

O projeto se materializa, portanto, por meio de 03 frentes estratégicas: avaliação de redações, formação de professores e desenvolvimento do protagonismo juvenil, compreendendo que os impactos só são possíveis com a integração de todos os atores, a partir da apropriação de seus papéis e responsabilidades.

 

2. Do problema à solução

Em 2018, segundo dados do INEP, a partir dos microdados públicos divulgados, a Rede Pública da Paraíba apresentou uma média de 466 pontos na Prova de Redação do Enem, enquanto a média nacional, no mesmo período, estava em 505 pontos. Logo, havia um abismo já considerável. Com o quadro pandêmico, tornou-se necessário pensar em ações que pudessem reverter esse cenário negativo, impedindo, portanto, que ele se aprofundasse ainda mais.

O Desafio Nota Mil surge como resposta a esse problema, garantindo que, a partir do início do mês de abril de 2020, já se materializasse, em 450 escolas da Rede Estadual de Educação, um ensino de produção de textos focado na aprendizagem efetiva dos estudantes e, consequentemente, no Enem.

Consideramos, assim, que o problema se arrastava há alguns anos, mas precisava de respostas rápidas e assertivas, mesmo no momento mais difícil enfrentado pelo Brasil. Ademais, o problema pode ser visto como de alta magnitude, pois impacta, seriamente, no acesso dos estudantes à universidade. Lidamos, nesse sentido, com a necessidade de promover uma ampliação de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade e integrantes de escolas públicas.

Dentre os objetivos da iniciativa, podemos destacar alguns, como: estimular a produção de redação nas escolas; garantir o avanço dos estudantes no domínio das competências vinculadas à escrita; intensificar a formação continuada de professores de Língua Portuguesa; e contribuir para que o Estado da Paraíba se torne um difusor de boas práticas relacionadas à preparação dos estudantes para concursos de redação e para o Enem, em uma perspectiva social e inclusiva, permeada pela equidade.

O projeto se estrutura a partir de uma série de atividades em ciclos quinzenais, que envolvem divulgação de tema de redação para discussão nas escolas da Rede Estadual de Educação, produção dos textos, revisão pelos professores de cada turma, envio a uma banca de especialistas em correção de redações ligada à SEE/PB e, por último, devolutiva das avaliações aos estudantes participantes. Além disso, nesse mesmo ciclo, são ofertados percursos formativos, de forma continuada e contínua, aos professores de Língua Portuguesa que atuam nessas escolas.

O público-alvo da iniciativa são estudantes do Ensino Médio matriculados nas escolas públicas da Rede Estadual de Educação da Paraíba, além dos seus respectivos professores de Língua Portuguesa.

Quanto às entregas realizadas pelo Desafio Nota 1000, as principais se vinculam à forma como os indicadores de desempenho dos estudantes reagiram na Prova de Redação no Enem. Segundo os Microdados do Enem, divulgados pelo MEC/INEP, enquanto em 2018, a Paraíba estava em 14º lugar (466 pontos) no grupo das melhores médias de redação entre os estados do Brasil, houve um salto para o 5º lugar - 567 pontos - em 2020 (ano da implantação desse projeto).

Para tanto, foi preciso garantir a contratação de avaliadores de redação e formadores de professores, responsáveis pelas ações da iniciativa, como a avaliação de mais de 300 mil redações e a formação de 687 professores. Paralelo a isso, foram efetivadas parcerias com diversos órgãos da Paraíba para que fosse possível reconhecer e premiar os estudantes com melhor desempenho nos desafios de redação que foram propostos.

 

3. Os impactos da política pública

Quando observamos que, apenas em 2022, 414 estudantes da Rede Estadual de Educação obtiveram notas acima de 900 pontos na redação do Enem, compreendemos o impacto do projeto na vida e na trajetória acadêmica e profissional desses jovens. Foram mais de 3,2 mil aprovados nos cursos desejados apenas na 1ª chamada do SISU 2022.1 e, desses, 442 foram classificados em 1º lugar em suas respectivas universidades.

Não há como negar o quão importante foi o desempenho na redação para que esses jovens chegassem a esse patamar. Trata-se da maior nota obtida dentre todas as áreas do conhecimento, o que revela o potencial transformador da escrita, em uma perspectiva ampla de uso e impacto social.

Essa visão é reforçada pelos depoimentos de estudantes como Filipe Navarro, integrante da Etnia Indígena Potiguara, da Paraíba. Em 2022, ele foi aprovado, em 2º lugar, para Medicina na Universidade Nacional de Brasília - UnB, com nota 970 pontos na redação, a maior de todo o vestibular.

“Obter esse resultado só foi possível porque, durante a Pandemia, mesmo distante da escola presencialmente, pude contar com projetos que me auxiliaram na preparação para o Enem e vestibulares, principalmente o Desafio Nota 1000, do qual fui participante assíduo em 2020”, destaca Filipe.

Outro caso que nos comprova a relevância das ações do Desafio Nota Mil é o do jovem David Naamã, egresso da Rede Estadual que, hoje, cursa Letras, na Universidade Federal de Campina Grande, e nos conta o seguinte:

“Em 2020, estava desmotivado pelos estudos, sem grandes expectativas. Foi nesse período que conheci o Desafio Nota 1000 e comecei a participar dos desafios de redação, escrevendo os textos de todas as propostas divulgadas. Ao ver meu desempenho, fui me motivando cada vez mais e terminei alimentando o desejo de seguir os passos de minha mãe, caminhando na direção de ser professor nessa área da Língua Portuguesa. Hoje, estou no 5º período de Letras na UFCG, apaixonado pelo curso, com defesa de monografia já realizada, inclusive com nota máxima obtida, e planejando a ida para o Mestrado em breve. Devo muito dessa trajetória a essa iniciativa da Secretaria de Educação da Paraíba.”

Sendo assim, Filipe Navarro e David Naamã são dois exemplos do impacto extraordinário do projeto na vida dos jovens da Paraíba. Além deles, milhares de outros puderam ser atendidos. As parcerias realizadas com instituições da Paraíba, como o Detran/PB, permitiram premiar 42 estudantes com notebooks ao longo do Ensino Médio, além da concessão de bolsas de estudo, em parceria com o Zarinha Centro de Cultura, para outros 200 jovens que se destacaram no Desafio Nota Mil.

Os alunos também passaram a se destacar e ganhar notoriedade em concursos regionais e nacionais de redação, como o da Marinha, da FGV, do Instituto Chamex, da Letrus, da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba, da UFCG, dentre outros realizados no período de 2020 a 2023.

Além dos alunos, os professores participantes dos percursos formativos propostos pelo projeto também se sentiram transformados e reconhecidos. Essa afirmação se comprova a partir de uma fala da professora de Língua Portuguesa Luziana Andrade, ao destacar que:

“O Desafio Nota 1000 é, indubitavelmente, uma das melhores políticas públicas já criadas por um governo. Atendeu não apenas os estudantes, mas também aos professores, colocando a Paraíba no cenário nacional como um dos estados protagonistas na redação ENEM.”

Portanto, compreendemos que o projeto se tornou relevante porque se associou a todos os públicos nas escolas, pensando o estudante, mas compreendendo, sobretudo, a importância do professor como agente transformador. Em vista disso, os momentos de formação continuada ofertados pelo Desafio Nota Mil, além de trazer subsídios teórico-práticos para o trabalho docente, prezou por oferecer momentos de escuta e valorização das iniciativas de cada profissional, em sua escola, em sua sala de aula.

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

DECRETO DE CRIAÇÃO DO DESAFIO NOTA MIL

GUIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDITAL DE SELEÇÃO SEEPB Nº 0082024 - DESAFIO NOTA 1000 - PROFESSORES

EDITAL DE SELEÇÃO SEEPB Nº 0092024 - DESAFIO NOTA 1000  - ESTUDANTES

RETIFICAÇÃO - EDITAL SEE N009 ESTUDANTES - DESAFIO NOTA MIL  - 2024

RESULTADO FINAL DAS INSCRIÇÕES - DESAFIO NOTA MIL - 2024

CONCURSO DE REDAÇÃO - DESAFIO NOTA 1000 - 5º TEMA DE REDAÇÃO

RELAÇÃO DOS ESTUDANTES PREMIADOS NO DESAFIO NOTA 1000 - SEFAZ

 

3. Concurso de Redação ALPB/SEE/DESAFIO NOTA 1000

01. Link de consulta dos materiais Parlamento Jovem PB: bit.ly/ParlamentoJovemPB

02. Link de envio das redações Parlamento Jovem PB: bit.ly/parlamentojovemPB

RELATÓRIO DE RESULTADOS - Estudantes

Resultado Final das Notas Pós-Recursos do Concurso Parlamento Jovem PB 

Resultado Preliminar de premiados, por GRE e Cota

Resultado Final dos Premiados - Concurso ALPB