Serviço de Apoio à Saúde Emocional atende mais de 24 mil pessoas das Escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba

publicado: 28/02/2024 19h49, última modificação: 28/02/2024 19h49
WhatsApp Image 2024-02-28 at 15.47.42.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-28 at 15.47.43.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-28 at 15.47.42 (1).jpeg

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da coordenação estadual do Serviço de Apoio à Saúde Emocional nas Escolas, realizou uma reunião de planejamento de ações para o primeiro semestre de 2024 com base na avaliação dos dados de 2023. Participaram do encontro psicólogos, assistentes sociais e técnicos das 14 Gerências Regionais de Ensino (GREs). Em 2023, o projeto atendeu mais de 220 escolas da Rede Pública Estadual.

Durante a reunião que ocorreu de forma remota, além de discutir sobre ferramentas e gestão do Serviço, foram mostrados os dados de monitoramento de 2023 das escolas. Esses dados são essenciais para a tomada de decisões assertivas baseada em evidências e informações concretas, permitindo a identificação de áreas de oportunidade para implementar mudanças, avaliando os resultados e aprimorando os processos executados.

De acordo com os dados mostrados durante a reunião, o Serviço de Apoio à Saúde Emocional atendeu mais de 24.606 mil pessoas, entre estudantes, professores e equipe escolar. E os atendimentos são realizados de forma online, presencial, coletiva e individual.

“Os resultados já são bem evidentes, os educadores, estudantes e toda a comunidade escolar têm relatado sobre os resultados das ações. Estamos planejando este primeiro semestre e podemos analisar os dados de 2023 e contabilizar um total registrado em relatórios. Atendemos em todo o Estado 24.606 chegando em mais de 50% de nossas escolas. A meta principal para 2024 é fazer com que o serviço chegue em todas as unidades escolares e facilitar o acesso à prevenção da cultura de paz e saúde emocional”, explicou a coordenadora, Neilze Cruz.

O assessor pedagógico da 8ª GRE, Fabrício da Silva Aguiar, apresentou um documento modelo do seu painel de planejamento interno, material que será disponibilizado a todos os assessores e para quem desejar a replicação da prática exitosa. O documento é para agilizar e organizar os atendimentos nas escolas de todo o Estado.

“Foi criada uma planilha onde contém menu inicial destrinchando a quantidade de alunos atendidos no ano letivo de 2023, o nome de cada escola, um painel das 22 escolas que atendemos e com as modalidades de ensino (série, ano e EJA), quantidade de alunos por turma. Automaticamente os painéis dão a quantidade de alunos por cada escola e a agenda é composta por nome da escola, turma atendidas, atividades feitas pelo serviço e o motorista quando necessário o deslocamento”, detalhou Fabrício.

A implementação do Serviço de Apoio à Saúde Emocional nas escolas tem o foco no bem-estar dos estudantes, integração da família, escola, comunidade, visando o desenvolvimento integral dos estudantes. Além de trabalhar a busca ativa e efetividades das matrículas realizadas nas instituições de ensino.