Notícias
Secretário de Educação Roberto Souza participa do lançamento do game de Educação Fiscal ‘IPTU Teens’
O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, esteve presente na solenidade de lançamento do game de Educação Fiscal ‘IPTU Teens’, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (25) no auditório da sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O game foi desenvolvido pela Fábrica de Softwares do Centro Universitário Unipê, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB) e com o MPPB. Além do Secretário Roberto Souza, estiveram presentes na reunião o Secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano; a reitora do Unipê, professora Mariana de Brito; o delegado da Receita Federal na Paraíba, Hamilton Sobral; e o Procurador Geral de Justiça, Antônio Hortêncio.
A ideia de um game educativo alicerça-se no valor educacional como ferramenta para aprimorar o processo de ensino aprendizagem, pois para atingir o objetivo do jogo, o aluno irá mobilizar esquemas mentais, estimulando o pensamento crítico e ético, ordenação do espaço e do tempo, desenvolvendo assim a autonomia, criatividade, originalidade e a possibilidade de experimentar situações reais do nosso cotidiano, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades como coordenação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça e de coletividade.
O Secretário Roberto Souza comentou sobre a importância de integrar órgãos em prol da Educação e lembrou do uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem. “A Educação é transversal. Quando se fala em política pública, sempre colocamos um pé na Educação. Então, com esse projeto nós vemos o que podemos fazer para sanar determinados problemas. Uma iniciativa como essa, voltada para a Educação Fiscal, para compreender a importância da arrecadação, é muito importante. Pois leva à compreensão sobre a contribuição de impostos, que servem para a oferta de um serviço público de interesse coletivo. Nós temos muito essa ferramenta de gamificação na Educação. Damos um desafio e uma recompensa, com as condições para atingir essa recompensa. Dessa forma, temos um engajamento dos usuários e dos alunos para atingir essa recompensa”, explicou o Secretário.
Público-alvo - O game foi desenvolvido numa linguagem responsiva e tem como objetivo abordar conceitos de cidadania fiscal em três cenários distintos: escola, praça pública e câmara de vereadores de uma cidade de pequeno porte. O público alvo do game “IPTU Teens” será composto por alunos, na faixa etária entre 09 e 15 anos, que ao jogar tomarão decisões que possibilitaram um agir local, pois o município é a instância mais próxima do cidadão, e um intervir regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo e da vida em sociedade.