Secretarias da Educação e Saúde da Paraíba firmam parceria para ministrar curso sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis

publicado: 18/09/2023 13h08, última modificação: 18/09/2023 13h08
15_09_2023 reuniao no gabinete da secretaria pedagogica Ekizabeth arujo fotos Rizemberg (7).jpg

Fotos: Rizemberg Felipe

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) realizaram uma reunião nesta sexta-feira (15), para finalizar o cronograma do curso sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), que será direcionado aos estudantes do curso técnico de Análises Clínicas das Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs). A aula inaugural está prevista para 1º de dezembro de 2023, que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria de Gestão Pedagógica (SEGEP), Neilze Cruz, o cronograma foi organizado para o início das atividades e o lançamento do edital. “A Secretaria de Saúde está produzindo o edital com o apoio da Secretaria de Educação, com a publicação prevista para a segunda quinzena de novembro. Vamos disponibilizar 250 vagas e mobilizar os estudantes para fazerem as inscrições e em dezembro vamos dar início às aulas”, detalhou.

Ao todo, seis escolas integrais da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 12ª Gerências Regionais de Ensino (GREs) vão fazer parte do projeto que tem o intuito de profissionalizar os estudantes das 2ª séries do curso técnico de Análises Clínicas e que eles repassem as informações para as suas respectivas escolas. As aulas serão ministradas de forma remota e o curso terá seis módulos. No final de cada módulo será realizada uma atividade presencial com os estudantes.

Neilze Cruz explicou ainda que o Serviço de Saúde Emocional nas Escolas composto por psicólogos e assistentes sociais que atuam nas 14 GREs em todo o estado, darão suporte aos profissionais da educação e da saúde. “Esse curso será um projeto piloto com os alunos que cursam Análises Clínicas, mas queremos em breve estender para todas as escolas”, afirmou.

A gerente operacional de Condições Crônicas da Secretaria de Saúde, Ivoneide Lucena Pereira, detalhou que o público alvo são jovens de 15 a 29 anos, faixa etária mais suscetível às ISTs. Além disso, o projeto visa o incentivo do preservativo e manter o cartão de vacina atualizado principalmente com as vacinas de Hepatite B e HPV.

“Queremos que os jovens mudem de atitude e tenham cuidado integral. Será um curso de qualificação de educação a distância para os alunos que estão estudando para atuar na área da saúde, então eles estão incrementando o currículo e ainda se especializando nas ISTs e ainda cuidando de si e do outro”, afirmou.

Escolas participantes:

1ª GRE