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Secretaria de Educação promove I Seminário de Práticas Exitosas e reúne gestores e professores para discutir Alfabetização na Idade Certa

publicado: 29/08/2024 15h00, última modificação: 29/08/2024 15h00
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A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios e do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba promoveu, nesta quinta-feira (29), no Centro de Formação dos Professores, em João Pessoa, o I Seminário de Práticas Exitosas na Alfabetização, com objetivo de compartilhar e celebrar as práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas no âmbito do Regime de Colaboração com os municípios paraibanos. O evento contou com a participação de mais de 700 profissionais da educação, entre professores, gestores e articuladores das Redes Estadual e Municipais. 

Dentro da programação aconteceu a palestra do professor doutor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Abrucio, com o tema “Regime de Colaboração como estratégia para o fortalecimento da Alfabetização na Idade Certa”. Além de mesa redonda sobre “Inovações Pedagógicas e Impacto na Alfabetização”, e participação dos 14 Gerentes Regionais de Educação (GRE), gestores e professores, que puderam explanar o que vem sendo realizado na sua região para o processo de alfabetização e letramento dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.

“A Paraíba vem avançando na educação dos primeiros anos com vemos nos resultados do IDEB e estamos observando os municípios se destacando com cases de sucesso com exemplos de projetos importantes. Neste evento do Alfabetiza Mais Paraíba com as nossas Gerências Regionais e com a presença dos profissionais da educação que fazem parte da construção desse programa, queremos estimular os municípios que podem melhorar ainda mais a aprendizagem seus alunos e também aprender com aqueles que dispõem do mesmo recurso, mesmo número de escolas e alunos como conseguem desenvolver práticas exitosas”, comentou o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho.

Para o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, o principal objetivo do evento é fortalecer a aprendizagem na alfabetização na idade certa e mostrar iniciativas inspiradoras e projetos com práticas exitosas, para que sirvam de exemplo e que cheguem definitivamente ao chão de todas as escolas.

“Esse evento é muito importante principalmente para crianças que estão no ciclo da alfabetização. Fizemos uma seleção nas 14 regionais para trazer projetos que se destacam, tivemos momentos fortalecedores com estratégias pedagógicas, inclusive para as avaliações do Siave que está prestes acontecer a partir do dia 29 de outubro. Tivemos apresentações de professores, diretoras e secretários municipais de práticas exitosas na alfabetização, que acabou modificando e melhorando a aprendizagem daquela escola, turma ou a criança”, frisou.

Uma das representantes destas práticas exitosas presente no Seminário, foi a secretária de Educação do município de Princesa Isabel, Ana Paula da Silva, que apresentou as boas práticas realizadas nas escolas do município que refletem diretamente na aprendizagem dos alunos que estão nos 1º e 2º anos.

“Conseguimos o índice no IDEB do Estado da Paraíba de 7.6 em 2023. Aqui apresentamos nossa prática pedagógica exitosa no projeto “Alfareforço Intensivo” dos alunos de fluência leitora e ouvimos outros exemplos e trocamos experiências com outros municípios da Paraíba. Também atingimos em 2023 um nível de fluência leitora 96,7 com isso os nossos estudantes saem do 2º ano alfabetizados e isso contribui para aprendizagem para o resto da vida dele, pois o processo de aprendizagem é uma construção e começa dessa base”, explicou.

Uma escola de cada Gerência Regional de Ensino apresentou suas práticas exitosas. Confira: 

1ª GRE - JOÃO PESSOA

Eric de Lucena Barbosa,

Fernanda Nunes Dourado Cardoso e Carmen Lúcia Dantas da Silva

"A Educação Física como ferramenta auxiliar no processo de alfabetização"

 

2ª GRE - TACIMA

Alison Daniel de Sousa "Alfabetização e Tecnologia"

 

3ª GRE - CAMPINA GRANDE 

Rennally Barbosa 

“Material didático adequado em libras para Ensino do Fundamental I de alunos surdos-autistas: estratégias didáticas para o desenvolvimento dos Alunos Surdos-Autistas

 

4ª GRE - SOSSEGO

Jeniscleide Casado de Oliveira Santos

“Formando pequenos grandes leitores”

 

5ª GRE - ZABELÊ

Évila Nadiã de Souza 

“Rotina pedagógica e práticas de leitura sistematizadas na turma do 2º ano: A formação de leitores fluentes”

 

6ª GRE - PASSAGEM 

Renalda Vicente de Oliveira 

Boas Práticas: Despertando o gosto pela leitura e escrita - Escola Integral Maria Bernadete

 

7ª GRE - COREMAS

Elciana Maria Vilela de Freitas 

“Minha Casa é Uma Escola: Estratégias de Alfabetização e Leitura”

 

8ª GRE - CATOLÉ DO ROCHA 

Solânea de O. Melo 

“Ciralendo”

 

9ª GRE - UIRAÚNA 

Dayanne Silva 

“Alfabrincando”

 

10ª GRE -  LASTRO

Maria da Conceição Abrantes 

“Restaurante da leitura: cardápio diferenciado para a aprendizagem com alegria”

 

11ª GRE - PRINCESA ISABEL 

Ana Paula Nunes da Silva 

“Alfareforço Intensivo”

 

12ª GRE - ITABAIANA 

Patrícia Mendes 

“Afetividade e protagonismo como propulsores ao desenvolvimento da leitura e escrita através da “escadinha da leitura”

 

13ª GRE - POMBAL

 Ralydiana Joyce Formiga Moura 

“Projeto de Leitura: Vem Ler Comigo!”

 

14ª GRE - ALDEIA JARAGUÁ

Christian Eduardo 

Plantar leitura, muda histórias!

 

O Programa

O Pacto Alfabetização na Idade Certa pelo Regime de Colaboração com os Municípios tem o objetivo de alfabetizar estudantes até os 7 anos de idade e a correção do déficit de aprendizagem no qual ele se encontra. Essa parceria entre o Estado e os Municípios foi reforçada, por meio de atividades técnicas e estratégias pedagógicas, para potencializar o ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Pacto pela Alfabetização está apoiado em eixos fundamentais como um sistema de avaliação diagnóstica, somativa e avaliativa, promovido aos estudantes durante o ano letivo. Além de formação continuada dos professores de todos os municípios que aderiram ao programa e também para os gestores.