Notícias
Secretaria de Educação promove Formação de Gestão para Avaliação Somativa como parte das ações do Siave
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) está promovendo nesta terça-feira (12), em João Pessoa, uma Formação de Gestão para a Avaliação Somativa, que compõe as ações do Sistema de Avaliação da Educação Estadual (Siave). A formação acontece durante todo o dia e conta com a presença dos 14 Gerentes Regionais de Ensino, além dos coordenadores regionais responsáveis pela aplicação da Avaliação Somativa. A programação conta com palestras, rodas de discussão e formações.
A Avaliação Somativa é a segunda etapa do Siave, que já contou com a Avaliação Diagnóstica, que foi aplicada no mês de Agosto. A primeira etapa teve como objetivo nortear as escolas e Gerências na definição de estratégias para melhorar o ensino aprendizagem. Já a Avaliação Somativa tem por objetivo servir como base para a definição de políticas públicas pela SEE-PB, conforme explicou a Secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo.
“O Estado da Paraíba criou, nesses seis meses, o Sistema de Avaliação Estadual. Isso é um passo importante porque coloca o Estado da Paraíba no cenário nacional de estados que têm um sistema como esse,que é um fator importante e decisivo para pensarmos políticas públicas e tomarmos decisões importantes sobre o nosso processo de ensino e aprendizagem. Hoje nós estamos com o Caed, da UFJF, que é o contratado do estado, para que esse sistema de avaliação, que envolve redes estaduais e municipais, possa ser operacionalizado. Nesta terça-feira (12), será um dia de oficina, cujo objetivo é preparar nossas 14 Gerências e equipes da Secretaria para avaliação somativa que será aplicada em outubro”, comentou.
Carlos Eduardo Paiva, Gerente Regional da 2ª GRE, com sede em Guarabira, comentou sobre a expectativa para a Avaliação Somativa. “A expectativa para esta avaliação é muito alta. A Paraíba tem esse sistema de avaliação de uma forma mais quantitativa. A gente consegue abranger todos os municípios. Com essa formação, com certeza nós vamos aperfeiçoar, dar mais qualidade aos sistema de avaliação e fazer com que o resultado da Paraíba avance cada vez mais”, disse.