Notícias
Secretaria de Educação da Paraíba destaca avanços no Ensino Profissionalizante em 153 escolas
- Foto: RIZEMBERG
Neste dia 23 de setembro comemora-se o Dia da Educação Profissional e Tecnológica e a Paraíba é um dos destaques quando o assunto é profissionalização. Atualmente o estado possui 153 escolas voltadas para a formação profissional e técnica, incluindo as Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) e Escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPTs). O Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Paraíba, denominado ParaíbaTEC, oferece Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), atuando em parceria com diferentes entidades em todo o território paraibano.
Nas escolas técnicas, o estudante sai qualificado para o mercado de trabalho, sendo inúmeros os relatos de aproveitamento desse modelo de ensino. “Recebemos mensagens de professores e até mesmo de alunos que contam com alegria que, ao concluir o curso, conseguiram seu primeiro emprego ou tornaram-se empreendedores, conseguindo levar para a prática os ensinamentos dados em sala de aula”, expôs Rayssa Alencar, Gerente Executiva de Educação Profissional.
Em 2023, a Rede conta com seis Escolas Técnicas de tempo parcial e uma Escola Técnica Estadual em 120 cidades, e das 153 escolas profissionais, 46 escolas já contam com o 5º Itinerário de Qualificação Profissional, cobrindo todas as Gerências Regionais de Ensino, com 56 alternativas de cursos técnicos. Em 2022, 33 mil estudantes optaram pela matrícula no Ensino Profissionalizante.
O ParaíbaTEC conta com ações articuladas contributivas, que propiciam a interação entre as escolas da Rede Estadual de Educação Básica com a comunidade e com os arranjos produtivos locais. Essas ações acabam também por promover a melhoria da qualidade do Ensino Profissional, a elevação da escolaridade, a construção de novos itinerários formativos e o retorno de jovens e adultos ao sistema escolar.
Um dos frutos do ParaíbaTEC é o programa Primeira Chance, que hoje é referência em congressos nacionais e na mídia especializada. O programa tem por objetivo a inserção de estudantes e egressos da Rede Estadual de Ensino no mercado de trabalho por meio de estágios nos setores público e privado. Em 2022, foram 706 estagiários que, além da experiência profissional, receberam mentoria e formação por intermédio dos cursos FIC. Em 2023, estima-se que mais de 1.040 jovens passem pelo mesmo processo.
Com todos os dados que indicam o avanço no Ensino Profissionalizante da Paraíba, o Governo do Estado realizou um investimento de 4 milhões de reais nas Escolas Técnicas por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Tec). O recurso já está sendo utilizado e é um passo importante na direção de uma Paraíba mais preparada e competitiva no cenário nacional, reforçando a visão do estado como um polo de Educação Profissional de excelência.
“Em tempos de rápidas mudanças e inovações, o ensino profissional e técnico é fundamental para preparar nossos jovens para as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Esse tipo de educação oferece habilidades práticas e teóricas, permitindo que os estudantes estejam aptos a enfrentar os desafios profissionais com competência e determinação. A Paraíba reconhece essa necessidade e, por isso, continuamos a investir e aprimorar nosso sistema educacional técnico, garantindo que nossos jovens tenham as melhores oportunidades possíveis”, afirma Roberto Sousa, secretário de Estado da Educação da Paraíba.