Projetos de ECITs de Cuité e Campina Grande são selecionados para etapa regional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

publicado: 24/09/2024 12h22, última modificação: 24/09/2024 12h22
WhatsApp Image 2024-09-24 at 12.12.57.jpeg
WhatsApp Image 2024-08-07 at 10.44.07.jpeg

A ECIT José Itamar da Rocha Cândido, de Cuité, e a ECIT Professor Bráulio Maia Júnior, de Campina Grande, passaram para a Etapa Regional do Desafio Liga Jovem do Sebrae e vão disputar com equipes selecionadas nas etapas estaduais das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A equipe GaiaComp, da ECIT de Cuité, vai disputar na categoria Ensino Profissional, já a equipe do TEApoio, da ECIT de Campina Grande, vai disputar na categoria Ensino Médio.

As equipes vão participar durante o mês de outubro das rodadas regionais com as apresentações dos projetos para as bancas avaliadoras em formato online e ao vivo. Os estudantes terão cinco minutos para a apresentação e três minutos para responder a perguntas da banca. Após o anúncio das equipes vencedoras da Etapa Regional, os estudantes seguem para participar da Missão Técnica Nacional, que acontecerá durante o mês de dezembro em data e local a serem divulgadas pela organização do desafio.

Cada integrante e professor orientador das equipes vencedoras da Etapa Regional receberão como premiação celulares smartphones. A equipe melhor avaliada de cada uma das quatro categorias das regiões seguirá para a Etapa Nacional. Elas apresentarão um pitch pessoalmente diante de uma banca de jurados qualificada durante a Missão Técnica Nacional.

Como premiação da etapa nacional, a equipe que ficar em 1º lugar ganhará uma Missão Internacional de até 10 dias, para destino ainda a ser definido. Para o 2º lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch; já para o 3º lugar, a premiação para participante da equipe e seu professor orientador será um tablet.

Os projetos:

TEApoio - A equipe da ECIT Professor Bráulio, coordenada pela professora de Laura Ximenes, desenvolveu o “TEApoio” um aplicativo para crianças com Transtorno do Espectro de Autismo (TEA) que visa proporcionar suporte no desenvolvimento psíquico e social das crianças, além de oferecer recursos e uma comunidade de apoio para os pais e cuidadores. Entre as funcionalidades, inclui jogos interativos, vídeos educacionais e uma aba de escrita poética para troca de experiências entre os responsáveis.

GaiaComp - A equipe da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Candido, coordenado pelo professor João Paulo da Silva desenvolveu uma composteira tecnológica, pela qual os estudantes vão integrar sensores avançados de temperatura e umidade para monitorar continuamente as condições do material orgânico em decomposição. E tem como principal objetivo promover uma gestão mais eficaz dos resíduos orgânicos e incentivando práticas ambientalmente responsáveis.