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Programas educacionais da Rede Estadual de Ensino elevam notas da Paraíba no Ideb

publicado: 17/09/2020 08h43, última modificação: 17/09/2020 13h30
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A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) registrou  crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 que foi divulgado nessa terça-feira (15). A Paraíba apresentou aumento nos números tanto das primeiras séries do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. O aumento das notas é resultado das políticas de desenvolvimento estudantil promovidas pela SEECT-PB nos últimos anos.

O índice avalia o desenvolvimento da Educação Básica brasileira desde 2005, com uma edição a cada dois anos, com base na aprendizagem e aprovação dos estudantes. Programas como Escolas Cidadãs Integrais, Escolas Cidadãs Integrais Técnicas, Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (Soma), Centro de Referência em Inovação da Aprendizagem (CRIA), Se Liga no Enem, dentre outros, que focam no desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e apoio aos Projetos de Vida. Todas estas ações contribuíram para o aumento do índice. 

Para o secretário Cláudio Furtado, os números foram satisfatórios. “Tivemos um bom resultado no Ideb. Se considerarmos apenas as notas das Escola Cidadãs Integrais, atingimos a meta e ainda subimos para 4,3. Nas Escolas Técnicas, o índice foi de 4,5. Isso mostra o sucesso dos nossos programas educacionais, mas a educação é um trabalho contínuo, e vamos trabalhar para que na próxima avaliação possamos superar a meta estabelecida”, disse. 

Escolas que foram destaque - Umas das escolas que superou nota do Ideb foi a Escola Cidadã Integral Técnica Professor Lordão, em Picuí, com a nota de 6,1 nos anos finais do Ensino Fundamental e 5,1 no Ensino Médio. A Escola Cidadã Integral Técnica Melquiades Vilar, em Taperoá, obteve 5,8 no Ensino Médio e apresentou o maior crescimento em todo o Estado, aumentando o índice em 114% em relação a 2017.

Com o apoio do programa Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (Soma), que atua em 219 municípios através de parcerias com prefeituras para reforma e construção de escolas, as unidades públicas de ensino do Estado atingiram a meta prevista para 2021 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avançando 0.3 pontos.

 Para o coordenador do Programa Soma, Herbert Gomes, “o resultado é muito importante porque mostra que a Paraíba conseguiu avançar em uma unidade, superando as dificuldades e colaborando mutuamente para atingir os objetivos previstos de alfabetização na idade certa e superação do déficit de aprendizagem” explicou o coordenador.

Programas - O Programa de Escola Cidadã integral é um novo modelo de escola pública que tem a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral). É uma política pública e está inserida no Plano Nacional de Educação, de acordo com a meta 6: “Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos (as) alunos (as) da educação básica” e também no Plano Estadual de Educação.

Vinculado à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, o Soma – Pacto pela aprendizagem na Paraíba é um programa que visa a melhoria dos indicadores de desempenho no Ciclo de Alfabetização e a progressão da aprendizagem no Ensino Fundamental. Constitui-se numa Política Estadual de Alfabetização e um importante instrumento de colaboração entre o Estado e os municípios

O Centro de Referência da Aprendizagem Cria é direcionado para anos iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5 º ano. Propõe sair da rotina de sala de aula e promover ensinamentos baseado na realidade da criança com ensino em tempo integral. São ações que incentivam o aprendizado, a criatividade, e a interação dos alunos com trabalho em equipe. Com essa metodologia, o ambiente escolar se torna mais atraente, proporcionando melhor entendimento do assunto e alfabetizando os alunos na idade certa. Os alunos também têm aulas de Educação Física e Inglês duas vezes por semana, que não estão entre as disciplinas do 1º ao 5º ano nas escolas regulares de Ensino Fundamental.