Notícias

Programa Desafio Nota Mil estimula alunos da Rede Estadual de Ensino a aprimorarem a Língua Portuguesa

publicado: 03/03/2021 12h57, última modificação: 03/03/2021 14h41
1 | 3
Francisco Ryan
2 | 3
Roberto Ferreira
3 | 3
Jamili Vitória
WhatsApp Image 2021-03-03 at 12.21.40.jpeg
WhatsApp Image 2021-03-03 at 12.21.41.jpeg
WhatsApp Image 2021-03-03 at 12.21.40 (1).jpeg

O Programa ‘Desafio Nota Mil’ traz aos alunos da Rede Estadual de Ensino uma ferramenta que oportuniza obter novos conhecimentos em Língua Portuguesa durante a pandemia da Covid-19. Mais de 12 mil alunos dos Ensinos Fundamental e Médio participaram do Desafio entre 2020 e 2021 e contam como a experiência foi importante na construção dos seus projetos de vida e como modificou suas rotinas de estudos.

O Desafio funciona da seguinte forma: toda semana, no domingo, é divulgado o tema da redação e os estudantes tem até a quarta-feira para redigir o texto e disponibilizarem para as escolas enviarem para os corretores. Após a correção, a lista com as 10 melhores notas é divulgada na segunda-feira seguinte.

O estudante do 3º ano da Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita, em Coremas, Francisco Ryan de Oliveira, teve destaque por obter nota máxima nas redações por dez vezes. “Antes, eu não tinha um bom domínio na escrita e tive que passar por um grande processo de evolução para atingir a minha primeira nota máxima. O Desafio é um importante aliado ao meu crescimento no exercício de produção textual, pois me proporcionou relevantes oportunidades para enaltecer a minha prática de escrita, como também, intensifica o trabalho metodológico dos professores”

Ryan conta que após os primeiros resultados, nas semanas iniciais, o Desafio mudou sua vida, pois começou a receber convites para realizar aulas, dividir suas experiências, dar dicas e participar de ações em outras escolas.

O estudante Roberto Ferreira de Lima, que concluiu em 2020 o Ensino Médio na Escola Cidadã Integral Técnica Alfredo Pessoa, em Solânea, também ficou entre os destaques do Desafio, e conta como influenciou seus estudos: “pude me encontrar enquanto escritor e redator, conseguindo, dessa forma, melhorar nos aspectos necessários para a construção de uma redação de excelência. Isso só foi concretizado com a ajuda da minha mentora Maria Laurenice da Costa Fabrício e com todo suporte da ECIT Alfredo Pessoa de Lima, pois, foi por meio deles, que tive a motivação necessária para prosseguir e alcançar todos os meus objetivos. Aprender toda a estrutura da redação dissertativa argumentativa é essencial, mas aprender como usá-la da maneira mais clara e objetiva possível, é sem dúvidas o mais importante”, ressaltou.

A estudante do 1º ano do ensino médio, Jamili Vitória Barauna Freire, 14 anos, revela que sempre gostou de escrever, mas se empenhou no Desafio para melhorar suas habilidades na escrita e destacou a passagem por uma experiência recompensadora.  “Sempre gostei de escrever, mas nunca gostei de escrever redações com tantos requisitos a serem seguidos, como é o caso das redações do Enem. Porém, fui convidada a participar do Desafio e decidi me envolver e buscar desenvolver minha escrita a cada proposta de redação”

Jamili disse ainda que tem sido uma ótima experiência, com altos e baixos, mas, que quando escrevo os textos, ainda que no fim não receba uma nota muito alta, sabe que é algo pelo qual se empenhou para produzir o melhor que pode, e que quando percebe que melhorou as habilidades de escrita e argumentação vê como é uma experiência recompensadora.

Para a Gerente de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Léia Gonçalo, o Desafio nota Mil foi um grande sucesso e com excelentes resultados. “A mobilização de toda a Rede foi muito importante para que os nossos estudantes se sentissem apoiados e evoluíssem no desenvolvimento e produção das redações. Nós tivemos a participação de quase 100% da Rede e recebemos a cada semana cerca de 8 mil redações encaminhadas por estudantes de todo o Ensino Médio. Nós agradecemos a todas as equipes escolares pelo empenho e a todos os estudantes pela participação e reafirmamos o nosso compromisso de continuar com essa ação em 2021”, contou.

Balanço do Programa - Entre março de 2020 e janeiro de 2021, nas 14 Gerências Regionais, 426 Escolas (227 integrais e 199 regulares) e 12.475 estudantes participaram do Desafio Nota Mil, totalizando 142.998 redações – sendo 81% do ensino médio e 19% do ensino fundamental. Em relação à evolução da média geral, em abril/2020 era: 407,3, já em janeiro/2021 subiu para: 781,7.