Notícias

Professores da Rede Pública Estadual da Paraíba participam de formação sobre STEAM em São Paulo

publicado: 30/09/2024 14h02, última modificação: 30/09/2024 14h02
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2024-09-30 at 13.21.09.jpeg
WhatsApp Image 2024-09-30 at 13.21.09 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-09-30 at 13.21.10.jpeg

O professor Isaac Araújo, da ECIT Francisca Martiniano da Rocha da cidade de Lagoa Seca e o professor Suênio Feliciano da ECIT Otávia Silveira, do município de Mogeiro, participaram de 23 a 27 de setembro do Encontro Nacional de Educação STEAM, em São Paulo. A seleção dos professores levou em consideração o currículo profissional, além de atividades STEAM desenvolvidas em suas escolas.

A iniciativa do encontro amplia e dá sequência ao programa STEAM TechCamp Brasil, e tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes no seu Estado, além de elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

De acordo com o professor Isaac Araújo, a integração da engenharia e tecnologia vem a facilitar o entendimento dos alunos para compreensão dos conteúdos. Um dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos é o uso de laboratórios virtuais (softwares) para o aprendizado de leitura e transcrição de DNA e RNA, simulação de processos de evolução.

"A partir da formação, aprendemos outros meios de fazer essa abordagem, como por exemplo, possibilitar a integração de projetos na perspectiva de resolução de problemas locais, como já venho desenvolvendo aqui na escola também com eles, inclusive temos um projeto que já recebeu prêmios e hoje um dos alunos é bolsista pelo PIBIC Ensino Médio pela UFPB", comenta.

Para o professor Suênio Feliciano, a participação durante o Encontro Nacional de Educação STEAM enriquecedora de aprendizagem.

"Nesse encontro foi possível aprender sobre diversos modelos pedagógicos a partir de oficinas e painéis sobre IoT, cultura maker, inteligência artificial, programação, iniciação científica e outras temáticas que são essenciais para minha prática nas disciplinas de Química, Eletivas, Aprofundamentos e Prática Experimental. Além de todo aprendizado adquirido e compartilhado, junto com outros professores, foi possível construir um Plano de Ação STEAM para nosso estado", detalhou.

Também participaram do Encontro, o especialista pedagógico da Gerência de Formação e Desenvolvimento dos Profissionais da Educação da SEE-PB, Erickle de Lucena Leite e o coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais do IFPB, Miguel Felix de Araújo Junior.

O Encontro Nacional de Educação STEAM 2024 é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada dos EUA no Brasil, e patrocínio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil.