Notícias

Professores da rede estadual podem participar do Prêmio #FakeTôFora

publicado: 17/07/2024 11h12, última modificação: 17/07/2024 11h12
WhatsApp Image 2024-07-17 at 10.41.06 (1).jpeg

Professores do ensino fundamental e do ensino médio das redes pública e privada podem se inscrever no Prêmio #FakeTôFora, promovido pelo Instituto Palavra Aberta, em parceria a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e apoio do Porvir, até o dia 15 de agosto.

Esta iniciativa inovadora visa reconhecer e premiar professores que implementaram CLUBES E/OU COLETIVOS DE CHECAGEM de informações em escolas brasileiras de educação básica. O foco é promover projetos que façam dos estudantes protagonistas da sua aprendizagem e consumidores responsáveis de informações.

O objetivo da iniciativa é incentivar e divulgar projetos implementados em todo o Brasil, que coloquem o estudante como protagonista de sua aprendizagem e consumidor responsável de informações.

A proposta principal é analisar, de maneira cuidadosa, mensagens de mídias disponíveis em veículos de informação, redes sociais e aplicativos de mensagens com conteúdos relacionados ao período eleitoral.

São válidos projetos realizados em instituições de ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas ou privadas no Brasil, no ano de 2024. 

As inscrições para o Prêmio #FakeTôFora são gratuitas e devem ser feitas em duas etapas. A primeira delas é um formulário de pré-inscrição, que está disponível no site www.faketofora.org.br, no qual o educador participante deverá responder, no período de 15 de julho de 2024 até 15 de agosto de 2024, um questionário para registrar a intenção de participar da premiação. 

Posteriormente, entre os dias 1 de novembro e 15 de novembro, o participante deverá confirmar a inscrição preenchendo um formulário de evidências e relatar como implementou o clube de checagem em sua escola.