Professora desenvolve projeto socioemocional com os estudantes e tem artigo publicado em livro

publicado: 23/11/2023 16h38, última modificação: 23/11/2023 16h40
cd19159a-5c5b-47d0-ac04-02a9ee57d71e.jpeg
6b9a1601-e2ca-4feb-884c-1463be0d7c06.jpeg
9d7e61c3-c39a-4536-b507-ec588fd0a0bc.jpeg

Ao verificar a necessidade de trabalhar o emocional dos estudantes durante o Ensino Médio, a professora, Valda Oliveira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irineu Joffily, no município de Esperança, colocou em prática o projeto ‘Educação Socioemocional e suas Interfaces’. O trabalho está sendo desenvolvido em 2023 dentro das aulas de Projeto de Vida e Itinerário Formativo e tem o intuito de orientar e ouvir os alunos nesse período final da escola e da escolha da profissão.

As atividades do projeto visam trabalhar pelo viés do autoconhecimento, gestão do tempo, estímulo para leituras e orientação para a futura escolha profissional dos alunos. Além de dinâmicas e vídeos, também foram utilizados textos dos autores Augusto Cury, Mário Sérgio Cortella, Gabriel Chalita e Daniel Goleman para ajudar os alunos a refletirem sobre suas dificuldades e projetar os planos futuros no pós-médio.

Outro assunto tratado em sala de aula pelo projeto foi a orientação sobre os malefícios do uso de drogas. O tema resultou em aula de campo na Fazenda do Sol, na cidade de Campina Grande, lugar que trata e acolhe dependentes químicos. Durante a visita os estudantes puderam ouvir testemunhos de jovens e adultos que estão em tratamento, além de tirar dúvidas sobre as drogas lícitas e ilícitas, e visitaram a fábrica de panificação da Fazenda que tem parceria com o Sebrae.

“O processo de ensino e aprendizagem acontece fazendo uso de metodologias ativas e escutas empáticas, muitas são as atividades que a turma ora é divida em grupos, ora em pares e usamos vários espaços da escola para deixar mais atrativo. Mas também as aulas de campo, como a visita à Fazenda do Sol. Temos a necessidade de trabalhar as questões emocionais trazendo os estudantes para o diálogo também sobre as drogas e o ingresso dos jovens ao mercado de trabalho”, frisou.

Artigo publicado

A professora Valda Oliveira trabalha com esse tema desde 2018 quando produziu sua dissertação de mestrado ‘Entre o Ensino Superior e o mercado de trabalho: um estudo de caso sobre os caminhos de jovens do Ensino Médio de uma escola pública paraibana’, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com orientação da professora Paula Castro.

Este ano, a professora Valda foi convidada a escrever um artigo, que tem como título ‘Juventudes e Escolhas Profissionais: O Ensino Médio na Paraíba’. O artigo, baseado no mestrado, foi publicado no Ebook ‘Infâncias & Juventudes; Insurgências necessárias no tempo presente’ da editora Pedro e João Editores.

O livro está disponível no formato PDF pelo site da editora no endereço eletrônico https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/infancias-juventudes-insurgencias-necessarias-no-tempo-presente/. E estará disponível de forma impressa a partir de dezembro deste ano.