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Professor de química de Escola Estadual de Caraúbas ministra minicurso sobre projeto com “animes”, em Brasília

publicado: 07/11/2023 14h56, última modificação: 07/11/2023 14h56
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Para ajudar no interesse dos estudantes na disciplina de química, o professor Alef Santos da Escola Cidadã Integral (ECI) Coronel Serveliano de Farias Castro, do município de Caraúbas, no Cariri paraibano, desenvolveu o projeto “Animes como Ferramenta Lúdica de Aprendizagem em Química”. O projeto foi um dos minicursos da programação ministrado para professores, pesquisadores e futuros docentes participantes do Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia, promovido entre os dias 02 e 04 de novembro, na Universidade de Brasília (UNB).

O professor aplicou o projeto até o final do 3° bimestre para estudantes da 2ª série do Ensino Médio, utilizando os animes Fullmetal Alchemist, Dr. Stone que são mangás de revistas em quadrinhos de origem japonesa e também o Pokémon para trazer mais leveza ao ensino da disciplina de química.

Ao assistir ou ver alguns capítulos desse animes, os estudantes percebem os conceitos científicos implícitos nos animes e em seguida são realizadas discussões sobre os conteúdos e os conhecimentos adquiridos são colocados em prática. Os estudantes produziram histórias em quadrinhos de acordo com os assuntos abordados e com isso obtendo o desenvolvimento de habilidades atitudinais, conceituais e cognitivo-linguística.

A ação também está sendo baseada na teoria do psicólogo norte-americano D. P. Ausubel, que propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, construindo estruturas mentais permitindo descobrir outros conhecimentos, caracterizando uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

De acordo com o professor da ECI, a ideia é expandir o projeto para as outras turmas da escola, nos próximos anos, tendo em vista os bons resultados alcançados e a notoriedade que a prática vem recebendo a nível nacional. “A palestra em Brasília, rompe as barreiras estaduais, possibilitando o desenvolvimento e a replicabilidade da prática em outros contextos educacionais, dando ênfase a inovação da educação paraibana”, frisou.