Notícias
Professor da ECIT João Pessoa ganha prêmio nacional com projeto sobre Educação Fiscal
O professor Manoel Messias da ECIT Pastor João Pereira Gomes Filho (ECIT João Pessoa) conquistou o primeiro lugar do Prêmio Nacional de Educação Fiscal com o projeto “Imposto Led: A função social e pedagógica do ICMS”. A proposta do projeto surgiu dentro da disciplina Empresa Pedagógica para mostrar a importância dos impostos para a manutenção da administração pública e das ações necessárias para a população, como educação e saúde. A premiação ocorreu na última quinta-feira (30), em Brasília-DF.
A 11ª edição do prêmio deste ano recebeu um total de 253 candidaturas, abrangendo projetos de escolas públicas, instituições, matérias de destaque na grande imprensa e projetos inovadores de tecnologia, representando 20 estados e o Distrito Federal. A iniciativa distribuiu R$ 60 mil em prêmios.
“Nossa escola ser finalista e ganhar em primeiro lugar nacional mostra que o trabalho que nós fazemos com os alunos cultivando o protagonismo, dá certo. O êxito foi a premiação, mas o reconhecimento e as outras escolas procurando saber como foi realizado o projeto é gratificante. Somos cidadãos quando somos partícipes dessa sociedade caracterizada pelo pagamento dos impostos, sendo financiadores do estado e assim usufruirmos dos bens que são retornados”, disse o professor.
Manoel Messias comentou ainda que a disciplina tinha em sua grade a criação de uma empresa junto com alunos para eles aprenderem todo o processo nos diversos setores, cada um contribuindo com sua habilidade. E, por se tratar de empresa, teria que se abordar também os impostos, e então foi escolhido para ser trabalhado o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Durante as aulas de campo, os alunos visitaram o comércio e shoppings para entrevistar as pessoas sobre o imposto. O resultado das entrevistas foi constatado, que as pessoas em geral não sabiam o que significava o ICMS e a proposta do projeto era mostrar aos pais e a comunidade a real função do ICMS.
Além das visitas e entrevistas, os alunos realizaram podcasts, pesquisas e vídeos explicativos sobre o que é o ICMS e como é arrecadado. “Percebemos que falta educação financeira e tributária. A falta de conhecimento leva a sonegação a crítica do imposto como um vilão da economia”, comentou o professor.
O projeto também foi inscrito no prêmio de Educação Fiscal da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep), e ganhou o segundo lugar pela relevância do projeto. O resultado da iniciativa também foi mostrado ao secretário executivo da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Bruno Frade.